A primeira vez que ouvi esta palavra, tinha 22 anos, quando era gerente de redes na empresa Unimed Rondônia, lembro-me que ainda tinha cabelo (risos). O Endomarketing é uma estratégia de marketing focada nos colaboradores de uma empresa que objetiva melhorar o employer branding, reduzir o turnover e aumentar a satisfação dos funcionários. A motivação é o que estimula os seres humanos para produzir com alegria, e gerar lucros as empresas. Uma equipe motivada consegue fazer muito com pouco. Às vezes um aperto de mão ou um abraço pode motivar um colaborador por meses, e serve de estímulo para o crescimento comum.
Tive uma experiência negativa numa empresa do ramo de automóveis, onde atuava como Gerente Auxiliar de TI, eu percebi que para falar com o dono, era necessário ir primeiro com o gerente, isto foi desestimulador, ora, trabalhar numa empresa que eu não consiga falar com o dono. Pensei, nunca vou crescer nesta empresa, isto foi determinante para não continuar trabalhando ali. É óbvio que a hierarquia é fundamental, no entanto, isto não impede do proprietário da empresa falar com seus funcionários, seja ele que função for.
A Unimed Rondônia é uma das melhores empresa para se trabalhar, com uma equipe altamente técnica, e com diretores que investem em seus funcionários, e em especial seu endomarketing é perfeito, modelo a ser copiado.
As atividades entre os colaboradores com à aplicação de técnicas de grupo realizadas por profissionais especializados para treinar, estimular, capacitar, de maneira lúdica e eficaz serve para o avanço da equipe em qualquer tempo, ou seja, na bonança ou adversidades.
O grupo deve interagir, arestas devem ser corrigidas, uma equipe coesa consegue fazer milagres. Infelizmente existem pessoas que foram forjadas em uma época antiga, preferindo à execução via paredão, colocando fim em sonhos e projetos. Acredito que este não seja o melhor caminho, é preciso ouvir, olhar pela ótica do mais fraco. Aos fracos vitamina, aos fortes mais responsabilidades.
Formar grupos consolidados demoram anos, e trabalhoso, nem sempre conseguiremos deixar todos satisfeitos, isto é impossível, mas tem coisas que é necessário, como, por exemplo: atividades motivadoras e recreativas, além de dinâmicas de grupo conduzidas por profissionais reconhecidos e capacitados, dispensamos curiosos e o empirismo.
Rosinaldo Pires – Contabilista, Jornalista, Programador, Gerente de Redes Linux/Windows.
Participe da nossa comunidade!
Clique aqui para entrar no grupo do WhatsApp