Coren-RO realiza capacitação em Medicina e Segurança do Trabalho

Coren-RO realiza capacitação em Medicina e Segurança do Trabalho

O uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), por exemplo, é regulado pela Norma Regulamentadora 6 (NR 6).

Nesta sexta-feira (09), os empregados públicos e colaboradores da sede do Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO) e da subseção de Ariquemes participaram de um treinamento importante para melhorar seus conhecimentos sobre segurança no trabalho.

O treinamento foi realizado pela empresa A.2.S. Medicina e Segurança do Trabalho LTDA, especializada em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT). Durante o dia, foram abordados temas essenciais para a saúde e segurança dos trabalhadores, como ergonomia, primeiros socorros e combate a incêndio, e como esses conhecimentos são fundamentais para garantir que os trabalhadores estejam protegidos contra os riscos do dia a dia.

O uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), por exemplo, é regulado pela Norma Regulamentadora 6 (NR 6). Os EPIs, como capacetes, luvas e óculos de proteção, são importantes para prevenir acidentes, e o treinamento ajuda os funcionários a usá-los da forma certa.

Já a ergonomia, conforme a Norma Regulamentadora 17 (NR 17), foca em ajustar o ambiente de trabalho para evitar problemas de saúde, como lesões causadas por posturas inadequadas ou movimentos repetitivos. Um ambiente ergonomicamente adequado não só melhora a saúde dos trabalhadores, como também aumenta a produtividade e reduz as faltas ao trabalho.

No treinamento de primeiros socorros, conforme a Norma Regulamentadora 7 (NR 7), os participantes foram preparados para agir rapidamente em emergências médicas. Um exemplo prático foi a simulação de massagem cardíaca, que demonstrou como essa técnica pode salvar vidas até que o socorro especializado chegue ao local.

Além disso, o treinamento de combate a incêndio, conforme a Norma Regulamentadora 23 (NR 23), incluiu simulações de uso do extintor de incêndio, onde os colaboradores praticaram o manuseio correto para controlar um princípio de incêndio. Também foram abordadas medidas de prevenção e procedimentos de evacuação segura.

“Capacitar os funcionários nesses temas é essencial para proteger a saúde e a segurança de todos, garantindo um ambiente de trabalho seguro. Além de cumprir as exigências legais, essas formações ajudam a criar uma cultura de segurança na empresa, onde todos sabem como evitar e lidar com riscos”, ressaltou o presidente do Coren-RO, Josué Sicsú. 

Manter os, treinamento em EPIs, ergonomia, primeiros socorros e combate a incêndio em dia, com práticas como o uso do extintor e a massagem cardíaca, é vital para os trabalhadores fazerem seu trabalho com segurança, contribuindo para um ambiente de trabalho mais seguro e eficiente.

 

Fonte: Ascom- Coren-RO

Participe da nossa comunidade!
Clique aqui para entrar no grupo do WhatsApp

Deixe um comentário

Back To Top