Falar de um tema tão complexo exige um pouco de pesquisa, afinal parece que agora todos são especialistas em publicidade.
Marketing em redes sociais não é apenas “postar” e ser visto, é muito além.
Com o advindo deste novo modelo de fazer publicidade algumas profissões foram revitalizadas ou criadas, que nomino:
* Digital Influencer ou Influenciador digital que utiliza sua influência que corre através de plataformas digitais, como Instagram, YouTube, TikTok e LinkedIn. O marketing de influência é uma abordagem de marketing que consiste em praticar ações focadas em indivíduos que exerçam influência ou liderança sobre potenciais clientes de marcas.
* Social Media é o profissional por trás dos digitais influencer, é ele que orienta, monitorar e gerar conteúdo para as páginas oficiais de marcas ou empresa nas redes sociais. Entre os desafios desses profissionais é o sempre estarem conectados com as novas tendências do mercado e as novidades que surgem nas redes sociais.
* Videomaker é um profissional que tem sido muito requisitado com a explosão das redes sociais, guiado pelo “social media”, é ele quem faz as ideias saltarem para as telas de celulares, notebooks e pc’s. Utilizando ferramentas profissionais que são utilizadas para criar animações em alto nível.
Saiba que tudo o que você ver nas redes sociais é matematicamente calculado, desde expressões de acertos e erros, tudo para alcançar engajamento que gerará lucros altíssimos.
As métricas são analisadas pela faixa etária, gênero e outros itens de maneira milimétrica.
Já prestou atenção quando você faz uma pesquisa no google sobre peças de carros, ou até mesmo vara de pescar, quando de repente como uma transmissão de pensamento aparece um comercial do segmento que minutos atrás você estava procurando na tela do seu feed. Essa técnica chamasse “tráfego pago” que uma metodologia de investir em plataformas e sites que mostram seu conteúdo com destaque para os usuários. Ele possibilita que os visitantes cheguem até um site, uma loja ou página através de anúncios publicitários.
Segundo Luciano Larrossa especialista da área, os profissionais experientes chegam a ganhar por mês entre 5.000 a 20.000 reais, veja outros valores:
- Gestor de tráfego iniciante: Entre 500 a 2500 reais mensais
- Gestor de tráfego intermédio: Entre 2500 a 5000 mil reais mensais
- Gestor de tráfego profissional: Entre 5.000 e 20.000 reais mensais
- Gestor de tráfego referência: + de 20.000
As agências de publicidade que não se aterem a este perfil de profissional estar fadada ao fracasso, dado que este modelo de publicidade tende a durar por muitos anos.
Para vencer em tudo
1 — Invista num estagiário para ele se tornar um excelente profissional completo destas profissões acima, ele vai te ajudar;
2 — Tenha no mínimo 7 profissionais ao seu lado: profissionais de mídia, advogado, contador, jornalista, administrador, economista e profissionais de TI;
3 — Toda regra tem exceção, talvez você consiga atingir o sucesso neste meio digital sozinho, mas como disse no início desta frase “uma exceção”.
Por Rosinaldo Pires com base em 25 anos de experiência em assessoria prática e objetiva.
Contabilista, jornalista, arte finalista, programador (flutter, php, clipper, wordpress).
Participe da nossa comunidade!
Clique aqui para entrar no grupo do WhatsApp