Incra capacita técnicos para a titulação em assentamentos e glebas públicas

Incra capacita técnicos para a titulação em assentamentos e glebas públicas

Técnicos do Incra, Ifro e Seagri participaram da capacitação em Porto Velho (RO)

A superintendência do Incra/RO ministrou capacitação para técnicos da autarquia, do Instituto Federal de Rondônia (Ifro) e da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), entre os dias 14 e 18 de março, no auditório da sede do órgão em Porto Velho (RO). Os participantes vão atuar nas ações preparatórias para a titulação das terras dos projetos de assentamento e glebas públicas federais de Rondônia.

Foram abordadas as legislações de regularização fundiária e assentamentos da reforma agrária, o aplicativo do programa Titula Brasil e a Plataforma de Governança Territorial (PGT), os principais instrumentos para a atuação dos técnicos em campo.

O Incra tem parceria com a Seagri desde março de 2021 e, em dezembro, firmou com Ifro, um Termo de Execução Descentralizada (TED) para a realização das etapas precursoras da titulação das terras, como georreferenciamento perimetral e dos lotes, supervisão ocupacional e Cadastro Ambiental Rural (CAR) de terras públicas sob a responsabilidade da autarquia.

No encerramento da capacitação, que contou com a participação do superintendente regional do Incra/RO, Mário Moacir de Almeida e do reitor substituto do Ifro, Prof. Carlos Henrique dos Santos, foi mencionado o plano de Trabalho firmado pelos institutos. Serão contemplados 63 projetos de assentamento e sete glebas com ações de supervisão ocupacional, georreferenciamento e Cadastro Ambiental Rural, beneficiando 14.700 famílias. O TED deverá ser desenvolvido em dois anos, com um recurso de R$ 22 milhões.

“Esse é um projeto ambicioso, porém temos uma equipe comprometida. Queremos ter o Ifro como parceiro para diversos outros projetos, pela seriedade e competência de seu corpo técnico”, afirmou o superintendente do Incra/RO. Segundo ele, aguardam no momento os aportes orçamentários e financeiros para dar início à execução do plano de trabalho.

O reitor substituto do Ifro afirmou que o desafio é grande. “Estamos muito confiantes nessa parceria com o Incra e já preparados para novas demandas da autarquia”, afirmou. O instituto concluiu a seleção dos 48 técnicos previstos para atuarem nessa parceria. A contratação aguarda o recurso federal.

A parceria entre o Incra e o Ifro tem fundamento no Decreto Nº 10.426/2020 que dispõe sobre a descentralização de créditos entre órgãos e entidades da administração pública federal integrantes dos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social da União, por meio da celebração de termo de execução descentralizada.

Participe da nossa comunidade!
Clique aqui para entrar no grupo do WhatsApp

Deixe um comentário

Back To Top