As contas do ex-prefeito Hildon Chaves, referentes ao seu último ano de gestão, chegaram à Câmara Municipal de Porto Velho há mais de 15 dias — mas até agora não foram colocadas em votação. O que era para ser um processo relativamente simples está ganhando ares de novela mexicana.
De acordo com informações de dentro da própria Câmara, o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) deu parecer favorável à aprovação das contas, ou seja, tecnicamente está tudo certo. Mas, mesmo assim, os vereadores ainda não analisaram o documento em plenário. E por quê?
Acontece que, segundo fontes ligadas ao legislativo, há indícios de que nem tudo esteja tão “redondinho” como o parecer do TCE sugere. Fala-se nos bastidores sobre possíveis erros ou irregularidades que estão sendo cuidadosamente analisados por alguns vereadores, por LUPA de alta precisão. E a dúvida é: será que vai rolar reprovação?
Esse tipo de situação não é só burocrática. Se as contas forem rejeitadas pela Câmara, Hildon Chaves pode ter problemas futuros, inclusive com relação a sua elegibilidade — ou seja, pode ficar de fora de uma possível candidatura, caso esteja pensando em voltar à cena política.
O regimento interno da Câmara prevê um prazo de até 45 dias para as contas serem votadas. Então, o relógio já está correndo, e a expectativa é que nas próximas semanas os vereadores decidam. Antes disso, o processo passa pelas comissões internas, onde o parecer do TCE será avaliado com mais profundidade.
Enquanto isso, o clima é de observação e movimentação discreta nos bastidores. Muitos vereadores ainda não se posicionaram oficialmente, o que pode indicar que estão esperando o momento certo — ou tentando entender se a votação pode virar um desgaste político desnecessário.
Participe da nossa comunidade!
Clique aqui para entrar no grupo do WhatsApp