Sindicato dos Médicos repudia perseguição no João Paulo II e denuncia Secretário de Saúde de RO

O Sindicato Médico de Rondônia (SIMERO) emitu uma nota de repúdio contra secretário estadual de saúde, Fernando Máximo

Pré-Candidato à prefeitura de Porto Velho ofende imprensa e é desmentido por adjunto
Foto: Divulgação

O Sindicato Médico de Rondônia (SIMERO) emitu uma nota de repúdio contra secretário estadual de saúde, Fernando Máximo, de perseguição contra um médico que teria apresentado trabalho científico do mesmo, com propostas concretas de estudo e observação para contribuir no contingenciamento do avanço do covid-19 no Estado.

Em função desta situação, o profissional de saúde, Vinicius Ortigosa Nogueira, que estava à frente da coordenação do serviço de emergências clínicas do Hospital João Paulo II, em Porto Velho, foi transferido para o Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron).

Para a entidade, o médico tem papel fundamental Hospital João Paulo II, sendo também responsável pela clínica cardiológica do referido nosocômio, sendo sua relotação, neste momento, ato contraindicado na visão técnica da comunidade médica do estado.

SIMERO – SINDICATO MÉDICO DE RONDÔNIA
Com sentimento de indignação, o Sindicato Médico de Rondônia (SIMERO), vem a público repudiar o Ato Administrativo da lavra do Secretário de Estado da Saúde, Fernando Máximo em RELOTAR o Médico, Dr. Vinicius Ortigosa Nogueira junto ao CEMETRON.

Cientes da discricionariedade do ato, neste momento toda comunidade médica contraindica tal medida, por aparentar possível retaliação ao renomado profissional, fato ocorrido após apresentação de relevante trabalho científico do mesmo, com propostas concretas de estudo e observação para contribuir no contingenciamento do avanço do COVID-19, em Rondônia.

Já é de conhecimento público que o Dr. Vinícius Ortigosa Nogueira, produziu relevante estudo quanto aos impactos das formas moderadas a Graves do Covid-19 nos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS), apresentando pesquisas e estudos ao TCE-RO e ao CREMERO, a pedido das respectivas Instituições, contribuindo sobremaneira para entendimento da pandemia pelos atores envolvidos na crise, tudo com fins de subsidiar entendimento para possíveis decisões e aplicação de medidas de toda ordem.

O Médico Sindicalizado, Dr. Vinicius Ortigosa Nogueira, tem papel fundamental como coordenador do serviço de emergências clínicas do Hospital João Paulo II, sendo também responsável pela clínica cardiológica do referido nosocômio, sendo sua relotação, neste momento, ato contraindicado na visão técnica da comunidade médica do estado.

Apesar de estarmos no enfrentamento da Pandemia do COVID-19, já com possível transmissão comunitária, mesmo conscientes da discricionaridade do ato administrativo, seria de bom alvitre o referido Secretário emprestar ouvidos aos inúmeros aconselhamentos que lhe foram dirigidos pelas Instituições Médicas e Científicas, diante da real necessidade de continuidade da aplicação da medicina de emergência junto ao João Paulo II.

Aquela Unidade de Saúde do estado atende inúmeros pacientes diuturnamente, alcançando parcela significativa da sociedade de Rondônia, unidade que permanecerá durante toda crise do Covid-19, sendo a porta de entrada para pacientes cardiopatas, diabéticos, renais crônicos, acidentados, esfaqueados, pacientes que necessitam de pronta intervenção de medicina de emergência.

Sabemos que, apesar da pandemia já instalada no país, a sociedade será acometida por outras morbidades, não existindo possibilidades da suspensão do eficiente trabalho realizado pelas diversas equipes da saúde no estado, para tratar apenas casos de Covid-19.

Portanto, RELOTAR o médico Dr. Vinicius, da Coordenação do Serviço de Emergências Clínicas do Hospital João Paulo II e especialista titulado com vasta experiencia na clínica médica de urgência, profissional essencial à rotina do Hospital João Paulo II, que vem desenvolvendo à frente daquele nosocômio, trabalho técnico, incansável e primoroso, sob argumento da necessidade de tê-lo no CEMETRON, nos parece ato eivado de pessoalidade, conclusão que passamos compreender melhor nos últimos dias, principalmente após ajuizamento de Ação Civil Pública por parte do Ministério Público de Rondônia, emergindo e sugerindo flagrante letargia e ausência da SESAU em apresentar atos razoáveis e ações eficazes de gestão para enfrentamento do Covid-19.

Assim, REPUDIAMOS o referido ato, solicitando que o Senhor Secretário de Estado da Saúde de Rondônia, Fernando Máximo, RECONSIDERE a decisão, mantendo o Dr. Vinícius Ortigosa Nogueira à frente da coordenação do serviço de emergências clínicas do Hospital João Paulo II, por ser medida mais acertada.

A Diretoria

 

Extra de Rondônia

Participe da nossa comunidade!
Clique aqui para entrar no grupo do WhatsApp

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. O comentário passa por moderação antes de aparecer.

✨ Horóscopo do Dia

Toque ou arraste para ver as previsões de todos os signos.

Hoje, 12/06/2026

Aries
Touro
Gemeos
Cancer
Leao
Virgem
Libra
Escorpiao
Sagitario
Capricornio
Aquario
Peixes

Aries

O mundo precisa da sua energia. O universo conspira a seu favor quando você age com coragem e determinação. Sua determinação abrirá portas. Lembre-se que cada passo conta na sua jornada de evolução e autoconhecimento.

Touro

O mundo precisa da sua estabilidade. A paciência será sua maior virtude, permitindo que as coisas fluam no tempo certo. Valorize suas conquistas materiais. Lembre-se que cada passo conta na sua jornada de evolução e autoconhecimento.

Gemeos

O mundo precisa das suas ideias. Sua capacidade de comunicação abrirá portas inesperadas em novos círculos sociais. Esteja aberto a novas ideias. Lembre-se que cada passo conta na sua jornada de evolução e autoconhecimento.

Cancer

O mundo precisa do seu colo. Nutra seu mundo interior com pensamentos positivos e momentos de recolhimento necessários. Proteja suas emoções e seu lar. Lembre-se que cada passo conta na sua jornada de evolução e autoconhecimento.

Leao

O mundo precisa da sua luz. Seu brilho pessoal está radiante; aproveite para inspirar todos ao seu redor com sua luz. Seu carisma atrairá aliados. Lembre-se que cada passo conta na sua jornada de evolução e autoconhecimento.

Virgem

O mundo precisa da sua ordem. A busca pela excelência é um caminho constante que traz satisfação e orgulho pessoal. Atenção aos detalhes fará a diferença. Lembre-se que cada passo conta na sua jornada de evolução e autoconhecimento.

Libra

O mundo precisa da sua paz. Valorize a beleza nos pequenos gestos e cultive a cooperação com todos ao seu redor. Busque a harmonia nas relações. Lembre-se que cada passo conta na sua jornada de evolução e autoconhecimento.

Escorpiao

O mundo precisa da sua cura. Confie na sua percepção aguçada para identificar o que precisa ser mudado e renovado. Transforme desafios em poder. Lembre-se que cada passo conta na sua jornada de evolução e autoconhecimento.

Sagitario

O mundo precisa da sua visão. Sua sede de conhecimento trará descobertas incríveis que ampliarão sua visão de mundo. Aprenda algo novo nesta jornada. Lembre-se que cada passo conta na sua jornada de evolução e autoconhecimento.

Capricornio

O mundo precisa da sua base. A persistência e o trabalho duro são as chaves para construir o sucesso sólido que deseja. Trabalho duro será recompensado. Lembre-se que cada passo conta na sua jornada de evolução e autoconhecimento.

Aquario

Não tema ser diferente, tema ser igual a todos. A independência de pensamento é seu maior trunfo para criar caminhos nunca explorados. Sua originalidade será notada. Lembre-se que cada passo conta na sua jornada de evolução e autoconhecimento.

Peixes

O mundo precisa do seu sonho. Permita que sua imaginação voe alto e transforme seus sonhos em realidades inspiradoras. A compaixão curará feridas. Lembre-se que cada passo conta na sua jornada de evolução e autoconhecimento.
Back To Top