Governo de Rondônia divulga edital para o Programa de Aquisição de Alimentos Indígenas

Governo de Rondônia divulga edital para o Programa de Aquisição de Alimentos Indígenas

Governo de Rondônia lança edital para promover a compra de alimentos produzidos por comunidades indígenas

O governo de Rondônia lançou o Edital de Chamada Pública para o Programa de Aquisição de Alimentos Indígena (PAA-Indígena), com o objetivo de cadastrar produtores rurais indígenas para vender seus alimentos. O edital foi publicado pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) no começo de dezembro, na edição nº 230 do Diário Oficial do Estado.

O PAA é uma iniciativa do governo federal, em parceria com os estados e municípios, para combater a fome e a pobreza no Brasil, ao mesmo tempo em que fortalece a agricultura familiar. O programa facilita a compra direta de produtos de pequenos agricultores ou suas organizações, ajudando a valorizar e agregar valor à produção.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o PAA-Indígena é um passo importante para o desenvolvimento das áreas indígenas do estado. “Com este programa, o governo fortalece a segurança alimentar e nutricional, promovendo o desenvolvimento sustentável e reconhecendo a produção tradicional dos povos indígenas”, destacou.

O secretário da Seagri, Luiz Paulo, falou sobre a importância do programa para as comunidades locais. “A implementação do PAA-Indígena é uma conquista para as populações indígenas. Ele promove a inclusão social e econômica dessas comunidades, além de impulsionar a economia local, criando oportunidades sustentáveis para os agricultores indígenas”, afirmou.

Em 2024, Rondônia recebeu R$ 2,5 milhões do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) para beneficiar as comunidades indígenas do estado, com foco nos agricultores indígenas que vão fornecer alimentos. Esse dinheiro será destinado exclusivamente às populações indígenas.

Com esses recursos, o PAA-Indígena reafirma o compromisso do governo de Rondônia em promover justiça social e econômica, garantindo que os povos indígenas tenham acesso a melhores oportunidades sem perder suas culturas e tradições.

Participe da nossa comunidade!
Clique aqui para entrar no grupo do WhatsApp

Deixe um comentário

Back To Top