Na manhã desta sexta-feira, 7, a Polícia Civil de Rondônia deflagrou a Operação “Matriarca” com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida em tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. A operação é coordenada pela 1ª Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DENARC) de Porto Velho e conta com o apoio de diversas unidades policiais e órgãos, incluindo a CORE, DEPOM, DPE, DECCOR, DHPP, Polícia Federal, Polícia Civil do Amazonas e Receita Federal.
Ao todo, mais de 50 medidas cautelares estão sendo executadas, incluindo mandados de prisão, de busca e apreensão, o bloqueio de bens e a quebra de sigilos bancário e fiscal. As ações ocorrem simultaneamente em três municípios: Porto Velho e Guajará-Mirim, em Rondônia, e Apuí, no Amazonas.
As investigações tiveram início após a apreensão de uma quantidade significativa de drogas em uma transportadora em Porto Velho, em ação conjunta com a Receita Federal. A partir dessa descoberta, os agentes identificaram uma rede estruturada responsável pela distribuição interestadual de entorpecentes, operando entre Rondônia e Amazonas.
De acordo com a Polícia Civil, a investigação revelou uma intensa movimentação financeira decorrente do comércio ilegal de drogas, configurando um esquema complexo de lavagem de dinheiro e ocultação de patrimônio. O nome da operação, “Matriarca”, refere-se à líder do grupo criminoso, que seria a mãe de um dos principais investigados.
A Polícia Civil continua com as diligências para concluir a operação, reforçando que esta ação representa mais um passo importante no combate contínuo ao tráfico de drogas e ao crime organizado em Rondônia e na região Norte do Brasil.
Participe da nossa comunidade!
Clique aqui para entrar no grupo do WhatsApp
