Contra o vírus do oportunismo em tempos de COVID-19

O malfeito sempre deixa rastros e impressões digitais. No setor público não é diferente. O bom gestor sabe da existência desse grupo e se protege com transparência e cercando-se de todos os cuidados possíveis.

Contra o vírus do oportunismo em tempos de COVID-19
Foto: Divulgação

Num período de pandemia, como o atual, deve-se ficar atento, pois essas pessoas não agem sós. Normalmente, estão vinculadas a grandes empresas e transitam pelos altos escalões, surfando nas brechas da legislação ou nas exceções abertas por conta do estado de calamidade declarado.

É assim que nascem os superfaturamentos, as compras sem licitação ou as entregas de produtos que nem de longe valem o que foi pago por eles. No momento em que a COVID-19 criou uma verdadeira comoção nacional, o noticiário começa a trazer exemplos dessa conduta aqui e acolá.

Como já apontamos há poucas semanas, em artigo publicado, é hora de os órgãos de fiscalização e controle, como os Tribunais de Contas, o Ministério Público e mesmo as assembleias legislativas e câmaras de vereadores, acompanharem atentamente as publicações de editais e de extratos de compras, bem como as execuções orçamentárias.

O malfeito sempre deixa rastros e impressões digitais. No setor público não é diferente. O bom gestor sabe da existência desse grupo e se protege com transparência e cercando-se de todos os cuidados possíveis. Aqueles que são mais displicentes ficam à mercê e – podem estar certos – terão dificuldades.

O outro tipo de oportunista que costuma aparecer em momentos de crise, como o atual, é aquele que age em função de projetos pessoais, que são travestidos das melhores intenções, mas, no fundo, atendem apenas aos seus próprios desejos – ou aos de seus amigos.

Esses são os aproveitadores do sentimento de insegurança da população, que forçam a mão para fazer passar propostas que não respondem ao que realmente o povo quer e precisa. Recentemente, temos escutado os apelos de políticos e gestores defendendo que brasileiros que se formaram em medicina em países como a Bolívia e o Paraguai possam atuar no Brasil sem a necessidade de provarem que sabem realmente fazer medicina.

Quem defende essa ideia usa como argumento a pandemia da COVID-19, mas esquece de contar a história inteira. Para começar, essa pauta não tem a ver com o coronavírus. Há anos tentam fazer avançar essa proposta, que já foi barrada pelo Congresso Nacional e pelo Executivo Federal em diferentes oportunidades.

Além disso, esquecem de contar que ninguém sabe de fato se esses portadores de diplomas estrangeiros têm condições de atender a população com segurança e eficácia. É fato conhecido que as escolas de medicina na região das fronteiras boliviana e paraguaia mais parecem um cursinho pré-vestibular do que uma faculdade.

Salas com centenas de alunos, falta de laboratórios, professores sem preparo, ausência de campos de estágio: esses são apenas alguns dos problemas reconhecidos. O quadro é tão ruim que, segundo relatos desses países, os que se formam nessas escolas não têm autorização para praticar medicina no Paraguai e na Bolívia.

Bem, se eles não podem atuar do outro lado da fronteira, por que poderiam atuar aqui? Por acaso podem usar o brasileiro como cobaia para praticar medicina? Para o Conselho Federal de Medicina (CFM), a resposta é um “não” bem redondo. Antes disso, devem passar em exames sérios, que avaliem se têm conhecimento, capacidade e competência. Se aprovados, serão muito bem-vindos e terão total apoio.

Esse zelo não é coisa só do Brasil. Exames semelhantes ao Revalida (como é chamado por aqui) são exigidos nos Estados Unidos, na Alemanha, França, Itália, em Portugal e na grande maioria dos países sérios. A vida da população vale muito para esses governos, e neles os oportunistas não têm vez.

É lamentável ainda existirem pessoas – em cargos importantes – que defendam essa distorção, que expõe a população aos riscos do mau atendimento, mau diagnóstico e mau tratamento. Em lugar disso, deveriam deixar o oportunismo de lado – de todas as categorias – e trabalhar com afinco pela seriedade na administração pública e por melhores condições de trabalho e atendimento nos hospitais e prontos-socorros. É desses remédios que o Brasil precisa contra os vírus que o afligem!  

 

Hiran Gallo é Diretor-tesoureiro do Conselho Federal de Medicina e pós-doutor e doutor em bioética

Participe da nossa comunidade!
Clique aqui para entrar no grupo do WhatsApp

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. O comentário passa por moderação antes de aparecer.

✨ Horóscopo do Dia

Toque ou arraste para ver as previsões de todos os signos.

Hoje, 17/06/2026

Aries
Touro
Gemeos
Cancer
Leao
Virgem
Libra
Escorpiao
Sagitario
Capricornio
Aquario
Peixes

Aries

O dia pede movimento. Exercícios físicos ajudarão a canalizar sua energia. Aproveite esta fase para fortalecer sua autoconfiança e liderança. Aja com confiança e estratégia. Lembre-se que cada passo conta na sua jornada de evolução e autoconhecimento.

Touro

A estabilidade financeira é importante, mas não esqueça de viver. A paciência será sua maior virtude, permitindo que as coisas fluam no tempo certo.

Gemeos

O dia favorece novas conexões sociais. Converse com estranhos. Conecte-se com pessoas que compartilham seus ideais e veja como a colaboração gera frutos.

Cancer

Sua memória é prodigiosa, mas não se prenda ao passado. Siga sua intuição, ela é um guia poderoso para proteger seus sentimentos e de quem ama. O cuidado com os outros retornará. Lembre-se que cada passo conta na sua jornada de evolução e autoconhecimento.

Leao

O dia favorece a criatividade e expressão artística. Mantenha a nobreza em suas atitudes e veja como o reconhecimento vem de forma natural. Confie no seu poder criativo. Lembre-se que cada passo conta na sua jornada de evolução e autoconhecimento.

Virgem

Sua eficiência resolverá problemas que outros ignoraram. Sua atenção aos detalhes fará toda a diferença na qualidade final dos seus compromissos.

Libra

O amor e as parcerias estão em foco. Sua capacidade de ver os dois lados de uma situação é essencial para decisões acertadas. Sua diplomacia evitará conflitos. Lembre-se que cada passo conta na sua jornada de evolução e autoconhecimento.

Escorpiao

Sua paixão é magnética e atrai o que deseja. A lealdade e a intensidade em suas ações atrairão parcerias sólidas e transformadoras. Mantenha o foco nos seus segredos. Lembre-se que cada passo conta na sua jornada de evolução e autoconhecimento.

Sagitario

Sua liberdade é sagrada. Não deixe ninguém te prender. Mantenha a fé no futuro e veja como a sorte acompanha aqueles que ousam ir além. Otimismo atrai boas energias. Lembre-se que cada passo conta na sua jornada de evolução e autoconhecimento.

Capricornio

Sua responsabilidade atrai confiança e poder. A responsabilidade com que encara seus compromissos trará a estabilidade que tanto busca. A disciplina é sua maior virtude. Lembre-se que cada passo conta na sua jornada de evolução e autoconhecimento.

Aquario

Ajudar o próximo trará uma satisfação imensa hoje. Participe de alguma causa social ou ajude um amigo. Sua originalidade e visão de futuro trarão soluções inovadoras para problemas antigos.

Peixes

Sua sensibilidade capta o invisível. Permita que sua imaginação voe alto e transforme seus sonhos em realidades inspiradoras. Sintonize-se com sua espiritualidade. Lembre-se que cada passo conta na sua jornada de evolução e autoconhecimento.
Back To Top