Empregada da Caixa Madeira-Mamoré testa positivo para covid-19

De acordo com informações colhidas pelo Sindicato, no dia 3 de abril a bancária passou mal e acabou internada, sendo que dos exames preliminares nenhum diagnosticou a covid-19. Somente na semana seguinte ela fez o teste para o coronavírus, e o resultado saiu apenas ontem, 13, confirmando mais um caso na capital.

Empregada da Caixa Madeira-Mamoré testa positivo para covid-19
Foto: Divulgação

Uma empregada da agência Madeira-Mamoré da Caixa Econômica Federal, localizada na avenida Carlos Gomes, no Centro de Porto Velho, teve teste “positivo” para o novo coronavírus na segunda-feira, 13/4, e acendeu o alerta do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO), pois isso representa um risco perturbador tanto para os trabalhadores quanto para a população que, diariamente, se aglomera nas imensas filas do lado de fora da maior agência da Caixa no Estado.

 

Mas apesar de todos os sintomas sinalizarem a ameaça já no primeiro momento, e mesmo com a forte suspeita de ter uma funcionária contaminada, a direção da Caixa não tinha tomado – até agora – as medidas necessárias para impedir mais riscos de contaminação. O banco, logo após o primeiro incidente (quando a funcionária passou mal e foi internada), apenas mandou desinfectar a agência, e adotou sistema de rodízio com parte quadro funcional. No entanto, alguns empregados que permaneceram na agência tiveram contato direto com a paciente, e desde a semana passada trabalham normalmente na agência, atendendo diariamente pessoas que vão em busca de receber a ajuda dos programas sociais executados por meio do banco público, como Bolsa Família, Seguro Desemprego, FGTS e, mais recentemente, o auxílio emergencial de R$ 600 para as pessoas atingidas pela crise econômica e social gerada comç a pandemia no país.

 

A partir do momento que tomou conhecimento do caso o SEEB-RO entrou em contato com a Superintendência Regional da Caixa em Rondônia e solicitou o fechamento imediato da agência, uma nova desinfecção geral da unidade e a troca de toda a equipe de empregados – incluindo os terceirizados e vigilantes – que tiveram contato com a paciente. Além disso o Sindicato entrou em contato com a Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/CAIXA), denunciou ao Comando Nacional dos Bancários e à Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa).
Somente nesta terça-feira, 14, após pressão do Sindicato – que nesta manhã promoveu ato em frente à agência, explicando a gravidade do caso para as pessoas que estavam na fila esperando atendimento do lado de fora – é que a direção regional do banco decidiu fechar a agência hoje, quando vai fazer nova desinfecção geral do prédio e fazer a troca de toda a equipe de trabalhadores que tiveram contato com a paciente. Amanhã a agência estará reaberta, com nova equipe de funcionários e terceirizados – para atender ao público, que hoje foi dispersado.

 

“O banco atava agindo de forma irresponsável, pois não liberou a tempo os funcionários que tiveram contato com a paciente para trabalharem em casa, e esses funcionários, que já foram expostos, também representavam risco de mais contaminação naquela agência, pois ninguém sabe quem está ou não contaminado. E não apenas os funcionários estão expostos ao risco, mas também as dezenas de pessoas que vão, diariamente, à agência. Entre elas pessoas do grupo de risco, como idosos, pais e mães com crianças, entre outros. Ou seja, é um risco enorme de este caso se tornar uma cadeia de contaminação caso as medidas essenciais de isolamento e combate ao contágio não sejam tomadas imediatamente… se já não for tarde demais”, avaliou José Pinheiro, presidente do Sindicato.

 

O Sindicato está impetrando nova ação junto à Justiça do Trabalho para que a Caixa adote as medidas permanentes de prevenção e combate ao coronavírus determinadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e autoridades ligadas à saúde pública.

Participe da nossa comunidade!
Clique aqui para entrar no grupo do WhatsApp

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. O comentário passa por moderação antes de aparecer.

✨ Horóscopo do Dia

Toque ou arraste para ver as previsões de todos os signos.

Hoje, 18/06/2026

Aries
Touro
Gemeos
Cancer
Leao
Virgem
Libra
Escorpiao
Sagitario
Capricornio
Aquario
Peixes

Aries

Sua franqueza é admirável, mas cuidado para não ferir sentimentos alheios. Mantenha o foco em seus objetivos principais e não se desvie por pequenas distrações.

Touro

Sua lealdade será recompensada por um amigo querido. A paciência será sua maior virtude, permitindo que as coisas fluam no tempo certo. A estabilidade será seu guia. Lembre-se que cada passo conta na sua jornada de evolução e autoconhecimento.

Gemeos

Sua versatilidade permite que você se adapte a qualquer situação. Sua capacidade de comunicação abrirá portas inesperadas em novos círculos sociais.

Cancer

Proteja quem você ama, mas não sufoque. Nutra seu mundo interior com pensamentos positivos e momentos de recolhimento necessários. Siga sua intuição profunda. Lembre-se que cada passo conta na sua jornada de evolução e autoconhecimento.

Leao

Sua autoconfiança inspira quem está inseguro. Mantenha a nobreza em suas atitudes e veja como o reconhecimento vem de forma natural. Brilhe com toda sua generosidade. Lembre-se que cada passo conta na sua jornada de evolução e autoconhecimento.

Virgem

O dia favorece a limpeza, física e emocional. Organize suas ideias com clareza e verá como a produtividade aumenta significativamente. A organização trará clareza. Lembre-se que cada passo conta na sua jornada de evolução e autoconhecimento.

Libra

Sua justiça é admirável. Seja o mediador. A diplomacia e o senso de justiça ajudarão a mediar qualquer conflito de forma harmoniosa. O equilíbrio é fundamental hoje. Lembre-se que cada passo conta na sua jornada de evolução e autoconhecimento.

Escorpiao

O dia favorece a investigação e mistérios. Mergulhe fundo em seus desejos e descubra a imensa capacidade de regeneração que possui. Sua força interior é imensa. Lembre-se que cada passo conta na sua jornada de evolução e autoconhecimento.

Sagitario

O dia favorece estudos superiores e filosofia. Sua sede de conhecimento trará descobertas incríveis que ampliarão sua visão de mundo. Sua liberdade não tem preço. Lembre-se que cada passo conta na sua jornada de evolução e autoconhecimento.

Capricornio

O dia favorece o planejamento de longo prazo. A persistência e o trabalho duro são as chaves para construir o sucesso sólido que deseja. Sua ambição levará longe. Lembre-se que cada passo conta na sua jornada de evolução e autoconhecimento.

Aquario

Esteja aberto a mudanças inesperadas. A flexibilidade será sua maior aliada. Mantenha a mente livre de preconceitos e esteja pronto para abraçar as mudanças sociais.

Peixes

O dia favorece a música e a poesia. Conecte-se com sua espiritualidade e encontre as respostas que busca no silêncio da alma. Seus sonhos trazem mensagens. Lembre-se que cada passo conta na sua jornada de evolução e autoconhecimento.
Back To Top