A Marinha do Brasil iniciou, em 11 de agosto de 2025, o deslocamento de aproximadamente 2.000 militares, incluindo 1.600 Fuzileiros Navais, mais de 100 viaturas e oito helicópteros, para as Operações Atlas e Formosa, que ocorrem no Centro-Oeste e Norte do país.
A Operação Atlas tem como objetivo treinar a projeção e a sustentação de forças conjuntas em ambientes desafiadores, enquanto a Operação Formosa, maior exercício militar do Planalto Central realizado desde 1988, foca na integração das Forças Armadas e no aprimoramento das capacidades operacionais.
A Operação Formosa conta ainda com a participação de representantes de dez países, incluindo Estados Unidos, China, França, Itália, México e Nigéria, reforçando a cooperação internacional.
Os exercícios têm como objetivos principais fortalecer a integração entre Marinha, Exército e Força Aérea, aprimorar a capacidade de projeção de poder e dissuasão do Brasil em regiões estratégicas e proporcionar treinamento realista em cenários de alta complexidade. O Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, destacou que a mobilização constitui um instrumento de afirmação da presença do Estado e demonstra a capacidade de projeção do Poder Naval, reforçando a soberania do país.
Participe da nossa comunidade!
Clique aqui para entrar no grupo do WhatsApp