Rondônia em Crescimento: Agro impulsiona PIB e desenvolvimento no Norte

Rondônia em Crescimento: Agro impulsiona PIB e desenvolvimento no Norte

Rondônia lidera o crescimento do PIB no Norte, impulsionado pelo agro, enquanto programas sociais como 'Olhar de Amor' e prefeituras itinerantes reforçam o desenvolvimento. Confira também os desafios, como a precariedade da BR-364, e as projeções econômicas para o estado.

Rondônia

Os Estados da Região Norte e Centro-Oeste têm previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) dos mais expressivos, graças a supersafra do setor agropecuário prevista para este ano. Os dados são da Resenha do Banco do Brasil, publicada no último dia 8. Destaques para o Mato Grosso, com previsão de crescimento de 5,8% e estimativa de crescimento do PIB em quase 28%, além do Mato Grosso do Sul e Rondônia, ambos com 4,7%. O maior crescimento deverá ser no Centro-Oeste com 11,7%, e o Sul em segundo (8%), graças ao Paraná, que tem previsão de superar em 14% o PIB agropecuário em 2025. Rondônia continua sendo um Estado em franco desenvolvimento com destaque para o agro e lidera no Norte.

Rondônia II

Veja a classificação dos Estados por regiões: Norte: 3,2%, Rondônia: 4,7%, Acre: 3,4%, Amazonas: 1,8%, Roraima: 3,7%, Pará: 3,4%, Amapá: 3,1%, Tocantins: 3,8%; Nordeste: 2,2%, Maranhão: 1,9%, Piauí: 3,7%, Ceará: 2,2%, Rio Grande do Norte: 1,8%, Paraíba: 3,0%, Pernambuco: 1,4%, Alagoas: 2,5%, Sergipe: 1,7%, Bahia: 2,7%; Sudeste: 1,8%, Minas Gerais: 2,5%, Espírito Santo: 2,3%, Rio de Janeiro: 1,5%, São Paulo: 1,7%; Sul: 2,3%, Paraná: 3,1%, Santa Catarina: 2,6%, Rio Grande do Sul: 1,2%; Centro-Oeste: 3,9%, Mato Grosso do Sul: 4,7%, Mato Grosso: 5,8%, Goiás: 4,2%, Distrito Federal: 2,5%. Rondônia continua sendo um Estado em pleno desenvolvimento econômico, social e político.

Cataratas

Olhar de Amor, programa de iniciativa da deputada federal Sílvia Cristina (PP-RO), com a finalidade de realizar cirurgias de cataratas e pterígio (carne no olho) em parceria com a Fundação Pio XII tem atendimentos diários no Centro de Prevenção de Diagnóstico de Câncer, em Ji-Paraná. O lançamento do Olhar de Amor na segunda-feira (12) atendeu 50 clientes, número que deverá ser repetido diariamente. Os atendidos na primeira etapa, já deixaram o local com as cirurgias agendadas para a primeira quinzena de junho. Todo o material já foi adquirido e está em Ji-Paraná. O programa também prevê a realização de cirurgias em Porto Velho e na região do Cone Sul, no segundo semestre do próximo ano. Os atendimentos são realizados das 7h às 16h e os pacientes interessados devem levar documentos pessoais com fotos, cartões do SUS e comprovantes de residência.

Itinerante II

É das mais oportunas a iniciativa do prefeito de Chupinguaia, Wesley Araújo (PP), em levar aos Distritos, a Prefeitura itinerante. Durante um dia toda a estrutura de governo do município permanece no local atendendo as reivindicações da população em seus diversos segmentos. O trabalho é executado em parceria com a SEAS (Secretaria de Ação Social) do Governo do Estado, comandado pela primeira dama, Luana Rocha dentro do programa Rondônia Cidadã. O evento mais recente foi no sábado (10) e contou com a presença do deputado estadual Luizinho Goebel (Podemos-Vilhena). Foram disponibilizados às famílias atendimentos de saúde, educação, infraestrutura, assistência social, advocacia entre outros. Foram realizados atendimentos médicos, odontológicos, jurídicos e sociais, através do CRAS e Creas, além de farmácia básica, vacinas e atendimento do Programa Bolsa Família. Para o prefeito Wesley Araújo, a Prefeitura Itinerante tem transformado a vida das comunidades do Novo Plano em Chupinguaia.

Itinerante

O Governo do Estado e a Assembleia Legislativa (Ale) já tiveram trabalhos itinerantes em administrações anteriores. O governador Marcos Rocha (União) já utilizou o sistema, que funcionou muito bem. Não sabemos o motivo de terem abandonado as Itinerantes, que colocavam o povo mais perto dos secretários de Estado, governador e assessores. Já a Ale-RO mobilizava os municípios, sedes das Itinerantes e da região. Além de a população conhecer “in loco” como funciona um Parlamento, durante as Sessões Itinerantes eram discutidos e votados projetos relacionados à região. Hoje s poucas itinerantes servem mais para distribuição de medalhas. O prefeito de Porto Velho, Leo Moraes (Podemos), que comanda um município maior que alguns Estados e vários Países, poderia promover prefeitura Itinerante nos distritos, por exemplo, alguns com estrutura e população maior que vários municípios do Estado, e do País, mantendo um contato direto com a população. Com certeza Leo e sua equipe teriam uma visão maior da Capital, que tem somente em estradas vicinais, mais de 7 mil quilômetros.

Respigo
Durante os dias de Rondônia Rural Show Internacional (RRSI) em Ji-Paraná, de 26 a 31 deste mês de maio, o governador Marcos Rocha (União) e sua equipe estarão atendendo no Centro Tecnológico Vandeci Rack. A RRSI é o maior evento do gênero do Norte do Brasil e um dos mais importantes do País e em 2024 comercializou mais de R$ 4,4 bilhões e será sede do Governo do Estado durante a semana de feira +++ É bem provável, que o ex-prefeito de Ji-Paraná, Isaú Fonseca (União) e seu filho Negão (MDB) estarão disputando as Eleições 2026, de outubro do próximo ano. Isaú buscaria uma das oito vagas à Câmara Federal e Negão concorreria a deputado estadual +++ Expectativa para a reunião de segunda-feira (19) da Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado em Ji-Paraná (9h), e Vilhena (15) nas câmaras de vereadores dos municípios. Na pauta a terceirização da BR 364, a mais importante rodovia federal que corta Rondônia, e não tem condições técnicas e seguras para suportar a demanda de tráfego atual.

Participe da nossa comunidade!
Clique aqui para entrar no grupo do WhatsApp

Deixe um comentário

Back To Top