Vacinação de Fronteira inicia neste domingo (1º) nos distritos de Porto Velho

Vacinação de Fronteira inicia neste domingo (1º) nos distritos de Porto Velho

Projeto, executado através de parceria entre Semusa e Agevisa, vai oferecer todas as vacinas do calendário.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), em parceria com a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), inicia, neste domingo (1º), mais uma ação do projeto “Vacinação de Fronteira”. O objetivo é reforçar a proteção contra possíveis doenças nos distritos que são porta de entrada de pessoas vindas de outros estados ou países.

A força tarefa vai permanecer nas localidades de fronteira até o dia 12 de outubro, oferecendo todas as vacinas do calendário, através da campanha de multivacinação. Crianças de 0 a menores de 15 anos são o público-alvo deste trabalho.

O projeto “Vacinação de Fronteira” também foi realizado em 2022 e contemplou todos os distritos localizados no eixo da BR-364 até Ponta do Abunã. Além do perímetro urbano dos distritos, a ação também abrangeu as linhas rurais adjacentes. A expectativa é que a ação deste ano repita os moldes adotados no ano anterior.

Segundo a coordenadora da Divisão de Imunização da Semusa, essa ação é muito importante, para garantir a proteção de doenças das populações mais vulneráveis pela localização onde residem, principalmente devido aos recentes casos de coqueluche na Bolívia, fronteira com o Brasil.

“Nosso objetivo principal nessa ação é impedir a entrada da coqueluche no Brasil, através da vacinação. Nesses distritos, também vamos realizar a atualização do cartão de vacina, tendo em vista que a população desses locais está mais suscetível, seja por ser porta de entrada de visitantes ou pela distância da população dos centros de saúde da capital”.

Texto: Luciane Gonçalves
Foto: Semusa

Participe da nossa comunidade!
Clique aqui para entrar no grupo do WhatsApp

Deixe um comentário

Back To Top