O Parque Ecológico de Porto Velho, conhecido como Parque Natural Raimundo Paraguassu de Oliveira, está fechado a partir desta quinta-feira (31) para reformas. O fechamento tem prazo de 120 dias e será realizado para a melhoria da infraestrutura do parque.
As obras incluem a reforma de toda a estrutura antiga de madeira, como os brinquedos, chuveiros e quadras de esporte. Também serão construídos dois novos poços artesianos para o abastecimento de água potável, além de redários e um bosque com mesas e bancos para piquenique.
Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), a reforma é necessária para garantir a segurança e o conforto dos visitantes. A estrutura do parque, que foi construída a partir das compensações ambientais das Usinas Hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, já possui aproximadamente 16 anos e está apresentando problemas.
O secretário da Sema, Robson Damasceno, explica que a estrutura está sofrendo com constantes apagões ocasionados pela deterioração dos cabos de energia. Outro problema a ser resolvido diz respeito ao abastecimento de água potável do parque, que atualmente ocorre por bombeamento diretamente do riacho da Unidade de Conservação.
A via interna de acesso que liga a entrada do Parque ao Viveiro Municipal também será totalmente modificada, recebendo asfaltamento. O objetivo é permitir que os munícipes possam andar de patins, bicicleta e outros brinquedos na parte interna do parque.
A previsão é que as obras sejam concluídas em 120 dias. Durante o período de reforma, o parque ficará fechado para visitação.
A reforma do Parque Ecológico é uma importante iniciativa da Prefeitura de Porto Velho para garantir a preservação da natureza e a melhoria da qualidade de vida da população.
Texto: Sema
Foto: Leandro Morais
Participe da nossa comunidade!
Clique aqui para entrar no grupo do WhatsApp