Porto Velho (11/06/2025) — O presidente da Associação Boa Safra, Éder Oliveira, gravou uma série de áudios direcionados ao presidente da EMDUR (Empresa de Desenvolvimento Urbano de Porto Velho) cobrando providências urgentes para o setor chacareiro localizado atrás do bairro Jardim Santana, na Zona Leste da capital.
Segundo Éder Oliveira, diversos ofícios e documentos já foram protocolados junto à EMDUR, mas até o momento a autarquia não teria dado nenhuma resposta efetiva. A comunidade, que se destaca pela produção de hortaliças que abastecem feiras e mercados da cidade, sofre com a falta de iluminação pública e crescentes casos de violência, incluindo roubos e até latrocínios.
“Não é porque eu não vou atrás. É porque a EMDUR não está assistindo o nosso setor chacareiro. O setor que mais produz hortaliças para Porto Velho está abandonado”, desabafou o líder comunitário.
Éder afirma que, apesar de entender que a EMDUR não é responsável direta pela segurança pública, a ausência de iluminação nas ruas contribui para a criminalidade. Ele também relatou estar sendo pressionado pelos moradores, que cobram ações imediatas.
“Todo mundo paga iluminação pública aqui. Mas queimou tudo, geral. E os produtores estão sendo assaltados. Não dá mais para defender a EMDUR sozinho.”
Diante da falta de resposta, Éder avisou que poderá recorrer à imprensa e organizar protestos. Segundo ele, a comunidade está perdendo a paciência e a pressão está aumentando.
“Se não houver resposta, vou para rádio, vou fazer vídeo, vou tocar o terror. Não é que sou contra a EMDUR, mas o povo está revoltado. Eu trabalho para a comunidade.”
A reportagem procurou a EMDUR para um posicionamento, mas até o momento não houve resposta oficial sobre as denúncias.
Participe da nossa comunidade!
Clique aqui para entrar no grupo do WhatsApp