Câmara suspeita que vereador apresentou atestado falso de atendimento médico

Câmara suspeita que vereador apresentou atestado falso de atendimento médico

A Câmara do município de Castanheiras, no interior de Rondônia, apura se um de seus vereadores apresentou atestado médico falso. O caso foi parar na justiça

O desembargador Daniel Ribeiro Lagos, do Tribunal de Justiça de Rondônia, manteve decisão do juízo da Vara Única de Presidente Médici, que negou à Câmara municipal de Castanheiras o fornecimento de cópia do livro de triagem do Hospital Municipal e da Unidade Básica de Saúde da localidade, sobre os atendimentos realizados no mês de fevereiro de 2021.

Contra a primeira  negativa, a Câmara, na pessoa de seu presidente, Levy Tavares, apelou ao TJ com um recurso chamado agravo de instrumento, onde diz que o juízo de Médici, em cuja comarca se encontra o município de Castanheiras, se nega a lhe dar acesso aos documentos, supostamente não protegidos pelo sigilo profissional.

Além disso, diz a Câmara, não haveria interesse em dados pessoais dos pacientes, mas tão-só identificar quem foi atendido no mês de fevereiro de 2021, a fim de apurar denúncia de emissão de atestado médico falso, apresentado, em tese, por vereador, cujo nome não foi divulgado.

Em seu despacho, o desembargador Daniel Ribeiro Lagos anotou: “…o livro de triagem do Hospital Municipal e da Unidade Básica de Saúde constitui documento de natureza sigilosa, cujo acesso é circunscrito ao paciente e à equipe médica, por isso não pode ser disponibilizado à agravante”.

Para o magistrado, “ainda que se pondere a alegada finalidade de mera checagem de atendimentos, com vista a investigar se houve ou não expedição de atestado médico falso, supostamente utilizado por vereador, de plano se percebe que a agravante pode chegar ao mesmo objetivo, de outro modo, requisitando, por exemplo, a prova de que o paciente, suposto vereador, foi atendido no nosocômio, considerando que, aparentemente, se trata de situação específica”.

Participe da nossa comunidade!
Clique aqui para entrar no grupo do WhatsApp

Deixe um comentário

Back To Top