O poder é passageiro, e a força inevitavelmente se desgasta

Como não ser um vereador de 01 mandato, somente recurso financeiro não resolve

Em um desses dias aí, escrevi uma nota a respeito deste tema, e reafirmo, o vereador que não tiver perspicácia não terá vida longa na política em nenhum cargo eletivo.

Em um desses dias aí, escrevi uma nota a respeito deste tema, e reafirmo, o vereador que não tiver perspicácia não terá vida longa na política em nenhum cargo eletivo.

 

Boa Assessoria – O primeiro de tudo é formar uma boa equipe, não apenas técnica, lógico a técnica é elemento fundamental para assessoria de quem quer ter um mandato de excelência. Existem outros atributos necessários como confiança, discrição, tão necessárias para que às estratégias e formas de trabalho, não despertem a clonagem dos colegas de parlamento. Formar um grupo coeso e expansivo, não se faz do dia para noite, é necessário tempo e investimento, afinal existem coisas que será aprendida com a prática.

 

Treinamento – O protagonista deve ser melhor que sua equipe, se não é, deve buscar ser, no aspecto do conhecimento  básico. Já imaginou como seria um vereador que não tem discurso, sendo questionado sobre algum ponto da lei orgânica do município, ou outro tema que envolva vereança, e não tiver pelo menos argumento para debater? Leitura obrigatória para vereadores: lei orgânica do município, regimento interno da casa, código de postura e o manual do vereador escrito por Renan Calheiros que ensina, desde a elaboração de memorandos, ofícios à criação de projeto de lei e anteprojeto.

 

Projeto – Outro passo importante, e obrigatório, é durante um longo período, preparar através de rascunhos à estratégia de campanha, pelo menos 01 anos antes, já deve estar no papel, o plano a, b e c. Ganhar voto não é fácil, alguém pode pensar porque tem muito dinheiro, será fácil, não é bem assim, não basta ter recursos financeiros, etc. Tem que ter organização, mais é organização, com “O” maiúsculo, e não essas que parecem organizadas, sem lorota e nem blablá. Sem ela é praticamente impossível, mas como sempre digo toda regra tem exceção, mas é exceção. Conheço vários que observei, mesmo com toda a pompa de milionário, não passou de alguns votos.

 

Time ou tempo – O vereador tem que estar antenado com os assuntos do momento, saber o que as pessoas estão discutindo, o que é polêmica, o que à população deseja e espera de um parlamentar mirim, o clique certo, aquela ideia, isso sim, conduz a diferença. Para quem dorme, infelizmente não terá vida longa neste mundo político, e a probabilidade de um mandato só é eminente.

 

Rede Social – A maioria dos políticos comete esse erro, de apenas investir em redes sociais, é importante? Sim, extremamente importante, todavia, não adianta realizar postagens com publicações genéricas, sem efetividade, tem que ser assuntos com consistência, algo impactante, projetos de leis, ações em favor da população, posicionamentos, por exemplo: construção de uma ponte, limpeza de uma vicinal ou iluminação. Embora isto seja responsabilidade do executivo municipal, um vereador atuante tem que instigar e apontar as necessidades do povo. O Edil é quem fiscaliza o executivo, é ele quem aponta os problemas para uma devida solução.

 

Sincero – Citarei como exemplo um deputado que voltou ao poder recentemente, Ribamar Araújo. Quando estava em direção ao centro da cidade, sintonizei a rádio e ouvi uma entrevista dele, onde o entrevistador meu amigo Léo Ladeia o questiona a respeito de seu futuro político, elaborando a seguinte pergunta: deputado você será candidato a prefeito por Porto Velho? Achei interessante a resposta sincera do deputado Ribamar Araújo,  que disse “Para quem deseja ser prefeito em Porto Velho, e não se aliar com grupos mafiosos para governar com aqueles que se locupletam da política, não vence, o honesto não entra nestes cargos maiores. Se não tiver dinheiro para investir em ‘marketing’, se modernizar e se aliar a estes grupos, é muito difícil”, disse ele.

 

Na próxima nota, comentarei sobre os processos de precatório, como funciona, quais os benefícios e os riscos de se negociar com empresas ou terceiros.

Participe da nossa comunidade!
Clique aqui para entrar no grupo do WhatsApp

Deixe um comentário

Back To Top