Governo de Rondônia está implantando novo sistema de Gestão de Serviços no Tudo Aqui

Governo de Rondônia está implantando novo sistema de Gestão de Serviços no Tudo Aqui

Nova ferramenta vai modernizar e facilitar atendimento ao cidadão no “Tudo Aqui”

Na esperança de modernizar suas ações, facilitar a vida do cidadão e diminuir suas despesas, o Governo de Rondônia está implantando o sistema próprio de Gestão de Serviços, desenvolvido pela Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic). O sistema é mais uma solução integrada no Portal do Cidadão para simplificar a obtenção dos serviços ofertados pelo Estado, especialmente no “Tudo Aqui”.

O novo sistema foi projetado pela Setic e Casa Civil.

O diretor executivo da Superintendência de Gestão dos Gastos Públicos Administrativos (Sugesp), João Pablo Lima, explica também que a substituição da plataforma antiga, operada por uma empresa terceirizada, cujo contrato encerra no final deste ano, vai gerar uma economia na ordem de R$ 240 mil aos cofres do Estado.

Destaque-se, conforme explicações da Setic, que o projeto “Portal do Cidadão” é um dos três eixos que compõe o programa “Governo Digital” (GOD) que atende ao decreto de desburocratização e a Lei Federal de transparência do serviço público. Seu planejamento e concepção é o resultado de uma parceria com a Casa Civil, com orientação do governador Marcos Rocha, visando atender ao comando do Planejamento Estratégico do Governo, com a finalidade de disponibilizar os serviços ofertados pelo Estado ao cidadão, possibilitando solicitação e acompanhamento dos mesmos, além de oferecer uma comunicação de informativos, campanhas e avisos relevantes de forma mais direta.

A nova plataforma, que passa a ser responsável pela Carta de Serviços do Portal do Cidadão, foi apresentada nos últimos dias 5 e 6 de novembro aos órgãos do Executivo Estadual, com destaque para os representantes do “Tudo Aqui”, Sugesp e da Casa Civil, órgãos contemplados com o projeto que visa disponibilizar, por meio do portal exclusivo ao cidadão, segundo explica Euriane Frota, analista de sistema e gestora do projeto da Setic.

Importa destacar que, no âmbito dos serviços prestados pelo Governo, o Portal do Cidadão é importante ferramenta do Poder Executivo à disposição do cidadão.

Em especial, para o “Tudo Aqui”, o projeto “Portal” abrangerá ferramentas para agendamento de serviços, chamada de senhas e emissão de relatórios com o quantitativo de atendimentos realizados de todos os parceiros cooperantes nas agências do Centro de Atendimento ao Cidadão, que estão aptas a emitir: Carteira de Identidade (RG), Certidão de nascimento/casamento, Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (DARE), Passe Livre do idoso/portador de deficiências, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) física e digital, entre outros serviços.

Este projeto do Governo, que foi objeto de muita análise e planejamento reflete o compromisso do Poder Executivo Estadual com a população rondoniense, possibilitando meios adequados e procedimentos inovadores para o atendimento das demandas, e a consequente melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

Fonte: Governo de Rondônia

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