O tremor de terra registrado na noite deste domingo (22/06), em Ouro Preto do Oeste (RO), também foi sentido na cidade vizinha de Nova União, que fica a cerca de 40 quilômetros de distância. Moradores relataram ter percebido o abalo sísmico por alguns segundos, acompanhado de um forte estrondo, semelhante a uma explosão subterrânea.
Apesar da surpresa de muitos, esse tipo de fenômeno não é incomum na região. Segundo relatos locais, tremores de terra de baixa intensidade costumam ocorrer em Ouro Preto do Oeste ao menos duas ou três vezes por ano. Eles geralmente coincidem com terremotos registrados em outros pontos do continente, como no Chile, na Venezuela ou mesmo em regiões mais distantes, como o Oceano Pacífico. Nestes casos, o município costuma sentir os reflexos em forma de abalos sísmicos leves, mas perceptíveis.
Nas redes sociais, diversos moradores compartilharam suas experiências com o tremor. Muitos relataram a sensação de insegurança ao sentir o chão tremer, e o susto provocado pelo forte barulho que o acompanhou. Áudios e mensagens relatando o ocorrido se espalharam rapidamente por aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, aumentando ainda mais o clima de apreensão.
Até o momento, não há informações sobre danos estruturais ou vítimas. Autoridades locais ainda não se pronunciaram oficialmente sobre o caso, mas moradores esperam por esclarecimentos e, se possível, a confirmação de dados por órgãos sismológicos.
Participe da nossa comunidade!
Clique aqui para entrar no grupo do WhatsApp