O Rio Madeira atingiu o nível mais baixo da sua história em Porto Velho, Rondônia, na última terça-feira (3). O Serviço Geológico do Brasil (SGB) registrou uma marca de 1,02 metros, a menor desde que começaram a acompanhar o rio em 1967, quase 60 anos atrás.
Segundo o monitoramento do SGB, essa é a pior seca já registrada. O nível desta terça-feira superou o recorde anterior de 1,10 metros, registrado em outubro e novembro de 2023. Ao longo da manhã, o rio subiu um pouquinho, chegando a 1,07 metros.
O SGB informou que, sem previsão de chuvas, o rio deve continuar baixando, piorando a crise de água. A instalação da régua está marcada para quinta-feira (5).
Outras partes da Bacia do Rio Madeira também estão com níveis baixos. Em Ji-Paraná, o nível chegou a 6,10 metros, o quarto mais baixo da história. Em Nova Mamoré, na estação de Jirau Jusante Beni, o nível foi de 9,32 metros, o quinto mais baixo. Já em Guajará-Mirim, o nível do rio está dentro da normalidade, com 5,72 metros.
O Brasil enfrenta uma seca forte nas últimas semanas, afetando 16 estados, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden). Além do Rio Madeira, o Rio Solimões, no Amazonas, também registrou seu nível mais baixo, chegando a −0,94 centímetros em Tabatinga.
Participe da nossa comunidade!
Clique aqui para entrar no grupo do WhatsApp