Alunos de Porto Velho recebem ações educativas alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Alunos de Porto Velho recebem ações educativas alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Programação inclui visitas ao Parque Natural, na capital, e nesta sexta-feira (7) atenderá alunos de Jaci-Paraná

Buscando levar conscientização ambiental e o uso responsável dos recursos naturais, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), iniciou na manhã de quarta-feira (5) a programação de ações educativas para destacar a importância da data comemorativa do Dia Mundial do Meio Ambiente.

As ações de educação ambiental da Sema são realizadas pelo Departamento de Políticas Ambientais e integram os projetos “Mãos que Protegem”, direcionado ao ensino fundamental, e “Guardiões do Meio Ambiente”, voltado ao ensino médio, com o intuito de levar aos jovens estudantes a importância da preservação do meio ambiente.

Na quarta-feira (5) e nesta quinta-feira (6), o Parque Natural da cidade recebe os alunos do ensino fundamental e médio. Apesar de estar em reforma, o parque foi aberto exclusivamente para a programação. Já na sexta-feira (7), o Colégio Tiradentes, no distrito de Jaci-Paraná, também será contemplado com as ações.

A programação em alusão à conscientização ambiental, conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e do grupo empresarial do setor elétrico – Energisa.

DATA

A data escolhida para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, serve como um lembrete da importância de preservar os recursos naturais, combater a poluição e enfrentar as mudanças climáticas. Além disso, é uma oportunidade para governos, empresas e indivíduos se comprometerem com ações concretas em favor do planeta.

Nesta data, alunos da faixa etária de 9 anos, da Escola Municipal Padre Chiquinho (4º ano do ensino fundamental), foram orientados sobre atitudes responsáveis de conscientização e preservação da utilização dos recursos naturais, com visita a uma unidade móvel; um caminhão de eficiência energética, montado pela Energisa, mostrando experimentos, contando a história do surgimento da eletricidade, sua evolução, e orientando sobre como evitar riscos elétricos dentro e fora de casa.

Já na parte externa do Parque, os alunos se encantaram com a forma lúdica do teatro de fantoches e personagens infantis com orientações sobre educação ambiental e desenvolvimento sustentável. A visita terminou com a distribuição de lanches para todas as crianças.

A professora Alcinete Gomes destacou a importância de levar as crianças para a vivência real dos conhecimentos sobre educação ambiental adquiridos em sala de aula, “É muito importante que os alunos vivam essa experiência na realidade, pois a questão de preservação ambiental é imprescindível para os alunos se conscientizarem desde cedo”, ressaltou.

Para o titular da pasta, o secretário Roberval Zúniga, o papel da Sema é fundamental na conscientização ambiental. “Nós não poderíamos ficar omissos neste dia que, para nós, é tão importante. Então, dentro da nossa programação, a Sema achou por bem trabalhar a questão da educação ambiental, porque entendemos que temos que conscientizar os jovens para que eles tenham o grau de comprometimento que nós, adultos, muitas vezes não temos”, completou.

De acordo ainda com Zúniga, as ações ambientais têm o intuito de despertar a comunidade em geral para a utilização dos recursos naturais de forma responsável, promovendo, assim, o equilíbrio ecológico.

USO DE ENERGIA RESPONSÁVEL

As ações da Energisa entram no âmbito da utilização da energia elétrica consciente, conforme explica o titular da Sema. “Caso, a população faça o uso inadequado da energia elétrica, nós estaremos atingindo o meio ambiente. Dentro da programação da Sema, procuramos trazer alunos para participarem de eventos lúdicos, onde as crianças estão sendo alertadas para o uso mais eficiente da energia, porque fazendo um melhor uso, estaremos contribuindo para a preservação do meio ambiente”, explicou o secretário Roberval Zúniga.

Texto: Daniela Castelo Branco
Foto: Sema

Participe da nossa comunidade!
Clique aqui para entrar no grupo do WhatsApp

Deixe um comentário

Back To Top