Após denúncia, Câmara Municipal de Porto Velho rompe contrato com empresa de gestão de consignações

Após denúncia, Câmara Municipal de Porto Velho rompe contrato com empresa de gestão de consignações

O rompimento do contrato ocorreu após denúncias do jornalista Herbert Lins, que levaram à reavaliação administrativa do acordo vigente.

A Câmara Municipal de Porto Velho oficializou a rescisão unilateral do Termo de Cooperação Técnica nº 2403/2022.131, firmado com a empresa Consignet Sistemas Ltda, responsável pelo fornecimento de software para gerenciamento de margem consignável no âmbito do Poder Legislativo Municipal. A decisão foi publicada no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Rondônia, edição nº 4001, de 16 de junho de 2025.

O rompimento do contrato ocorreu após denúncias do jornalista Herbert Lins sobre as margens do consignados que levaram à reavaliação administrativa do acordo vigente. A Consignet opera um sistema especializado no controle e automação de lançamentos em folha de pagamento, abrangendo empréstimos consignados, mensalidades, planos de saúde e odontológicos, seguros, cartões de crédito, entre outros descontos.

Contudo, segundo a Câmara, a decisão de rescindir unilateralmente o contrato se baseou em mudanças nas diretrizes administrativas e na necessidade de adequação ao interesse público, conforme os termos estabelecidos na Lei nº 8.666/1993. A notificação de rescisão foi enviada à empresa no dia 11 de abril de 2025.

Ainda segundo o termo, eventuais obrigações pendentes deverão ser regularizadas conforme os termos do contrato original. O foro da Comarca de Porto Velho foi eleito para dirimir quaisquer controvérsias relacionadas à rescisão.

A medida marca um movimento da Casa Legislativa no sentido de revisar contratos, promover maior transparência nos serviços prestados por terceiros e fortalecer o compromisso com a responsabilidade administrativa.

Participe da nossa comunidade!
Clique aqui para entrar no grupo do WhatsApp

Back To Top