Nesta semana, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) está em Porto Velho (RO) para conversar sobre o projeto de concessão da Hidrovia do Rio Madeira, em parceria com o governo do estado e a Secretaria Nacional de Hidrovias e Navegação. Essa concessão é vista como algo muito importante para Rondônia, pois ajuda a garantir o abastecimento de combustível e o transporte de grãos, diminuindo os riscos de faltar produtos.
O projeto cobre o trecho entre Porto Velho e a foz do Rio Madeira, num percurso de 1.075 km, passando pelos estados de Rondônia e Amazonas. A ideia é que a concessão traga mais emprego e renda para a região de forma sustentável, além de manter a hidrovia funcionando mesmo na época de seca. Para isso, o projeto prevê uma profundidade mínima de 3,5 metros e um calado (a parte submersa dos barcos) de 3 metros, o que permite transportar mais carga.
A manutenção constante e a sinalização do canal também vão ajudar a melhorar o transporte, permitindo navegação noturna e cargas maiores durante a seca. De acordo com a Antaq, essas melhorias podem reduzir os custos de transporte para as empresas em cerca de 24%, com uma tarifa prevista de R$ 0,80 por tonelada. A ideia é que a cobrança para movimentação de cargas só comece depois que os serviços da concessionária estiverem funcionando. Já o transporte de passageiros e pequenas embarcações vai continuar sem cobrança de tarifas.
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