No dia 3, protestos em apoio à Palestina mobilizaram milhares de pessoas em várias cidades da Austrália. Em Sydney, cerca de 25 mil manifestantes participaram de uma marcha pela Ponte da Baía, que foi temporariamente fechada pelas autoridades entre 11h30 e 16h para garantir a segurança do evento.
A manifestação reuniu pessoas de diferentes faixas etárias e ocupações, incluindo famílias com crianças, profissionais de saúde e estudantes. Os participantes usaram panelas, cartazes e vestimentas simbólicas para expressar apoio à causa palestina e pedir o fim das ações militares de Israel na Faixa de Gaza.
O ato contou com a presença de personalidades conhecidas, como o ativista Julian Assange, o ex-primeiro-ministro australiano Bob Carr e o deputado federal Ed Husic.
Além de Sydney, manifestações similares ocorreram em outras cidades do país, como Melbourne. Nesta última, os protestos também reuniram um grande número de pessoas, embora tenham sido marcados por maior presença e atuação da polícia.
Os protestos ocorrem em um contexto de crescente pressão política dentro da Austrália, com grupos e parlamentares pedindo que o governo federal aplique sanções contra Israel e reconheça formalmente o Estado palestino.
Participe da nossa comunidade!
Clique aqui para entrar no grupo do WhatsApp