Uma operação conjunta da Polícia Federal e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis inutilizou 29 dragas usadas na extração ilegal de ouro no Rio Madeira. A ação, chamada Operação Iracema, ocorreu na quinta-feira, 25 de junho.
Além das dragas, os agentes encontraram embarcações e motores ligados à atividade. Segundo a Polícia Federal, os equipamentos eram usados na retirada clandestina de minério no leito do rio.
A extração irregular de ouro pode causar danos à água, à vegetação e à vida aquática, além de oferecer risco às comunidades ribeirinhas. O uso de mercúrio no garimpo também pode contaminar o rio e os organismos que vivem nele.
A Polícia Federal informou que abriu um inquérito para identificar os responsáveis pela atividade e apurar quem financiava ou coordenava o esquema. Os investigados poderão responder por crimes ambientais e contra o patrimônio da União, conforme a participação atribuída a cada pessoa.
As apurações continuam sob sigilo. Outras ações poderão ocorrer de acordo com as provas reunidas e o andamento das investigações.
Com informações da Polícia Federal.
Participe da nossa comunidade!
Clique aqui para entrar no grupo do WhatsApp






















