O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) publicou um edital convocando os proprietários de 144 dragas apreendidas durante uma operação de combate à extração ilegal de ouro no Rio Madeira, em Porto Velho. A ação ocorreu em outubro de 2023 e integra uma série de fiscalizações ambientais realizadas em Rondônia.
De acordo com o edital, os responsáveis pelos equipamentos têm 20 dias, a contar desta terça-feira 13 de janeiro de 2026, para comparecer à sede do Ibama em Porto Velho. Além das dragas, a operação resultou na apreensão de outros maquinários e veículos usados na atividade ilegal, como tratores e retroescavadeiras.
Fiscalizações semelhantes também foram registradas em municípios de Rondônia, como Nova Mamoré, Espigão do Oeste, Cacoal e Costa Marques, além de Lábrea, no Amazonas. As ações reforçam o cerco federal contra a garimpagem irregular na região Norte, especialmente em áreas de rios e unidades sensíveis do ponto de vista ambiental.
O Ibama lembra que a legislação ambiental brasileira prevê a apreensão de animais, produtos, subprodutos, instrumentos, petrechos e veículos utilizados em infrações. Quando o responsável é desconhecido, indeterminado ou não possui domicílio definido, a notificação do termo de apreensão é feita por meio de publicação no Diário Oficial da União, como ocorreu neste caso.
Participe da nossa comunidade!
Clique aqui para entrar no grupo do WhatsApp










Comentários do Facebook