Um trágico tiroteio ocorreu na noite de 8 de agosto de 2025, por volta das 19:00, próximo ao campus da Universidade Emory e ao complexo dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) em Atlanta, Geórgia, resultando na morte de um policial do Condado de DeKalb e do suspeito armado. A polícia de Atlanta respondeu a um chamado de emergência quando o atirador, ainda não identificado oficialmente, abriu fogo com uma arma longa, baleando o oficial, que não resistiu aos ferimentos.
O suspeito também morreu no local, mas não está claro se foi morto pelos policiais ou se suicidou. Três armas de fogo, incluindo um rifle, duas pistolas e uma espingarda, foram encontradas com o atirador, que usava uma máscara cirúrgica. Segundo a CNN Internacional, o jovem acreditava ter adoecido após tomar a vacina contra a Covid-19, conforme relato de sua família, e seu pai informou à polícia que ele apresentava pensamentos suicidas. O ataque causou danos a edifícios do CDC, com janelas atingidas por disparos, mas nenhum civil foi ferido.
A Universidade Emory emitiu um alerta às 19:18, orientando alunos e funcionários a se abrigarem e evitarem a área do Emory Point, um complexo próximo com lojas e residências. Helicópteros sobrevoaram o local, e policiais de DeKalb, da Universidade Emory, de Atlanta e do FBI foram mobilizados. O lockdown no CDC e na universidade foi suspenso por volta das 21:00, mas a área permaneceu isolada.
O chefe de polícia de Atlanta, Darin Schierbaum, confirmou que o caso está sob investigação, e o prefeito Andre Dickens destacou que o motivo do ataque ainda é desconhecido. O governador Brian Kemp lamentou o incidente, mencionando outro ataque recente em Fort Stewart, que feriu cinco soldados. Moradores relataram ouvir cerca de 30 disparos, inicialmente confundidos com fogos ou barulhos de obras, e funcionários de comércios locais se trancaram para se proteger.
A polícia afirmou que não há mais ameaça ao público, mas a investigação continua para esclarecer os detalhes. Em meio à tragédia, autoridades reforçaram a importância de buscar ajuda em crises, destacando o Centro de Valorização da Vida (CVV) nos EUA, disponível 24 horas pelo telefone 188. (Fontes: CNN Brasil, Metrópoles, Notícias ao Minuto, The Atlanta Journal-Constitution via X).
Participe da nossa comunidade!
Clique aqui para entrar no grupo do WhatsApp