Presidente da ALE de Rondônia cumpre determinações do Tribunal de Contas em relação à nova sede do Poder

O conselheiro Eivan Oliveira da Silva considerou que Laerte Gomes, do PSDB, executou todas as imputações exigidas pela Corte
Presidente da ALE de Rondônia cumpre determinações do Tribunal de Contas em relação à nova sede do Poder
Reprodução Internet

O Tribunal de Contas de Rondônia (TCE/RO), através das mãos do conselheiro Erivan Oliveira da Silva, entendeu que o presidente da Assembleia Legislativa (ALE/RO), Laerte Gomes, do PSDB, cumpriu todas as determinações impostas pela Corte em processo relacionado à nova sede da Casa de Leis.

Inicialmente, o TCE/RO já havia considerado regular o contrato firmado entre o Legislativo e a empresa Engecom Engenharia Comércio e Indústria Ltda., “cujo objeto era a construção do edifício sede da ALE/RO”.

Entretanto, remanesceram questões de ordem técnica, cumpridas, prontamente dentro do prazo, pelo chefe do Legislativo estadual.

Erivan Oliveira, por sua vez, discorreu sua fundamentação sobre o mérito, destacando o seguinte:

“[…] O primeiro item determinava a apresentação do “as built”, assim como

alterações de inspeção física. O documento foi enviado apresentando como responsáveis os senhores Arildo Lopes da Silva, Secretário Geral da ALE/RO e o engenheiro eletricista John Kennedy C. de Oliveira, […], e contendo as adequações necessárias, cumprindo, portanto, a determinação”, anotou.

O que é o “As Built” e para que serve?

De acordo com Juliana Nakamura, em texto assinado no site www.buildin.com.br, o conceito é basicamente:

“Esse termo em inglês é muito conhecido entre os profissionais do setor de construção e da área de engenharia. Ele pode ser traduzido ao pé da letra como “Como Construído”.

Trata-se de um projeto com representações técnicas. Ou seja, plantas, cortes, fachadas etc., com todas as alterações e modificações promovidas durante a construção ou reforma de um imóvel.

O As Built é de enorme importância na área da arquitetura e da engenharia,na gestão de edifícios residenciais, comerciais e industriais. Não à toa, esse tema é tratado em norma técnica da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), no caso, a NBR 14.645:2001 – Elaboração do “como construído” (as built) para edificações.

O As Built é o assunto que escolhemos para o post de hoje. Continue conosco para entender melhor como o As Built é realizado e suas principais aplicações”.

Por fim, o conselheiro responsável considerou sanada outra pendência voltada a suposta discrepância de valores encartados ao contrato da ALE/RO com a Engecon.

Acerca disso, asseverou:

“[…] o sócio-proprietário consentiu com a solicitação, o que tornou solucionada a pendência relativa à diferença de valores identificadas na instrução inicial desta Corte”.

Anotou de forma subsequente:

“[…]A alínea “c” [outra exigência técnica] também foi totalmente atendida, conforme informa o Ofício n. 274/SG/ALE/RO/2020 e faz prova o termo de recebimento dos serviços de assistência técnica presente na pág. 2 do ID n. 953662”.

E encerrou a demanda ao sacramentar:

“Sendo assim, em consonância com o exposto pelo corpo técnico deste Tribunal, considero formalmente cumpridas as determinações […]”, finalizou o conselheiro.

Fonte: Rondoniadinamica

Participe da nossa comunidade!
Clique aqui para entrar no grupo do WhatsApp

Deixe um comentário

Back To Top