O Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Porto Velho (IPAM), criado pela Lei Complementar n.º 001, de 23 de julho de 1990 e reformulado pela Lei Complementar n.º 841 de 25 de fevereiro de 2021, foi estabelecido para cuidar da previdência e oferecer serviços de saúde aos servidores municipais.
O IPAM é uma autarquia com personalidade jurídica de direito público, o que lhe dá autonomia administrativa, financeira e patrimonial.
Entretanto, surgiram graves denúncias sobre um suposto esquema no instituto.
Uma empresária, que há um ano tenta regularizar sua clínica odontológica, relatou problemas sérios no processo como a perda do seu processo de credenciamento.
Embora o site do IPAM destaque valores como respeito ao cidadão, compromisso com segurados, integridade, transparência e eficiência, a realidade pode ser bem diferente.
O esquema denunciado começa quando o paciente chega à clínica para uma avaliação. No mesmo dia, o profissional da clínica conveniada solicita diversas guias: uma para consulta com um especialista em Buco Maxilo, outra para uma consulta simples com um dentista, uma para exame panorâmico e outra para limpeza dental. Além disso, o paciente é obrigado a assinar quatro guias em branco, que supostamente seriam usadas nos meses seguintes.
Mas a alegada fraude não para por aí.
Segundo a denunciante, são ainda pedidos exames desnecessários, como a extração de um dente siso, e o paciente é solicitado a assinar mais cinco guias em branco. Essas guias, conforme as alegações, são preenchidas conforme a conveniência do dono da clínica, com procedimentos como sedação, botox e consultas com clínico geral.
A empresária também afirma que todo esse esquema teria a ciência e o consentimento do auditor e do coordenador de assistência médica do IPAM.
A denunciante sugere que os relatórios de faturamento enviados pelas clínicas ao instituto poderiam indicar irregularidades, caso sejam investigados.
A Revista Deixa Eu Te Falar está aberta para o contraditório por parte da Diretoria do IPAM. O contato pode ser feito via e-mail, através do endereço: [email protected].
Participe da nossa comunidade!
Clique aqui para entrar no grupo do WhatsApp