Moradora da zona rural de Buritis (RO) desde que nasceu, Nayara de Oliveira Silva, de 19 anos, acorda cedo todos os dias para uma jornada de trabalho incomum a jovens da idade dela. Desde o início do ano ela precisou trocar os afazeres no sítio dos pais pela rotina do gabinete de vereadora.
A parlamentar mais jovem de Rondônia foi eleita no último mês de novembro com 347 votos, ficando em quatro lugar na lista dos onze membros da Câmara Municipal de Buritis, cidade que tem 40 mil habitantes e fica no Vale do Jamari.
Ao G1, Nayara contou os desafios de ser a única mulher do legislativo buritisense e os planos para dar representatividade às mulheres do município.
Em 2019, ela foi escolhida através de um concurso de redação para representar Rondônia no projeto Jovem Senador, promovido em Brasília pelo Senado Federal com objetivo de desenvolver interesse e iniciar jovens na política.
“Essa experiência como uma jovem senadora, aprendendo, entendendo o processo legislativo federal, propondo projetos, montando comissões, aquilo me chamou atenção. Ainda com 18 anos, assim que eu ganhei o processo, antes de ir pra Brasília ainda, começaram as cogitações, propostas e convites para participar, ser uma candidata”, lembra.
Ela conta que conversou com a família e recebeu apoio dos pais, amigos e conhecidos da escola onde estudou. Os maiores desafios da campanha, segundo ela, foram entender os bastidores da política e as questões burocráticas como prestações de contas à Justiça Eleitoral.
Desde a divulgação do resultado das urnas, a rotina de Nayara mudou drasticamente. Antes mesmo da vitória, ele teve que abrir mão de bolsas em cursos de direito e economia, que conseguiu através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para levar adiante a candidatura.
Atualmente, a vereadora concilia o trabalho com uma faculdade à distância. Por conta da pandemia, as sessões da Câmara estão acontecendo virtualmente e Nayara participa do sítio onde vive com os pais.
Participe da nossa comunidade!
Clique aqui para entrar no grupo do WhatsApp