MP Eleitoral de Rondônia denuncia Mauro Nazif por inserir supostamente recibo falso de doação em prestação de contas

MP Eleitoral de Rondônia denuncia Mauro Nazif por inserir supostamente recibo falso de doação em prestação de contas

Ação está relacionada às eleições de 2016, quando o atual deputado federal pelo PSB tentou concorrer à reeleição ao cargo de prefeito da Capital

O Ministério Público Eleitoral de Rondônia (MPE/RO) denunciou à Justiça Eleitoral o deputado federal Mauro Nazif por ter, supostamente, inserido em documento público, qual seja, a Prestação de Contas, e para fins eleitorais, um recibo falso de doação. A denúncia foi apresentada formalmente ao Judiciário pelo promotor Héverton Aguiar, atuando pela Promotoria Eleitoral na 20ª Zona Eleitoral do Estado de Rondônia.

A ação está relacionada às eleições de 2016, quando Nazif candidatou-se à reeleição ao cargo de prefeito da Capital, restando derrotado ainda no primeiro turno.

Segundo a peça acusatória, a hipotética doação tida como falsa pelo MPE/RO teria sido realizada por determinada servidora comissionada do Executivo municipal à época no valor de R$ 1 mil.

Ela, por outro lado, afirmou “apenas haver adquirido, a título de doação, um convite para um jantar no valor de R$ 250,00”.

Além no valor não condizente, de acordo com a servidora em questão, a mulher relatou também que não reconheceu sua assinatura no “aludido recibo de doação”.

A redação consultou um especialista em Direito Eleitoral, que, por sua vez, não quis se identificar, a fim de saber quais as consequências podem advir a Nazif em caso de condenação.

“Por ser um crime eleitoral, a pena é de reclusão. Como se trata de documento público, a pena pode ser de até cinco anos de reclusão e multa”, sacramentou.

Como os fatos se relacionam às eleições de 2016, o advogado consultado informou que eventuais decisões da Justiça Eleitoral sobre o caso não afetam o mandato do deputado federal, porquanto fora eleito em 2018, na disputa subsequente.

O jornal eletrônico Rondônia Dinâmica tentou contato com o Gabinete do parlamentar em Brasília, mas não obteve retorno até o fechamento da matéria. O espaço está aberto para eventuais esclarecimentos.

 

Fonte: RondôniaDinâmica

 

Participe da nossa comunidade!
Clique aqui para entrar no grupo do WhatsApp

Deixe um comentário

Back To Top