“O Território”, (The Territory), do estadunidense, Alex Pritz, gravado em cooperação com indígenas Uru-eu-wau wau de Rondônia, não esteve entre os cincos indicados nesta terça-feira (24) ao Oscar. A obra concorria na categoria de Melhor Documentário em Longa-Metragem.
.png)
O anúncio da indicação aconteceu agora a pouco em transmissão ao vivo pela página oficial do Oscar no Youtube, direto de Bollywood, nos EUA. Os indicados foram:
– All That Breathes
– All The Beauty and the Bloodshed
– Fire of Love
– A House Made of Splinters
– Navalny
Em dezembro de 2022, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood (AACCH) havia listado o Longa-Metragem entre as 15 obras pré-finalistas do concurso mundial de cinema pela sétima arte. O doc “O Território” enaltece a luta do povo indígena Uru-eu-wau-wau contra colonos invasores, grileiros, fazendeiros dentro do (Território Sete de Setembro.) no estado de Rondônia.
.jpg)
Lançado em agosto de 2022, o doc foi tão bem avaliado pela crítica internacional que chegou a faturar (31 prêmios) internacionais, só no Festival Sundance, o segundo maior evento de cinema do mundo, “O Território” venceu em duas categorias.
Para Ivaneide Cardozo, a presença de “O Território” na pré-seleção entre 15 selecionados “já era algo grandioso e emocionante”. A 95ª edição do Oscar, no Teatro Dolby, em Los Angeles está marcada para 12 de março.
Participe da nossa comunidade!
Clique aqui para entrar no grupo do WhatsApp










Comentários do Facebook