Oposição iniciará coleta de assinaturas para pedir o impeachment de Alexandre de Moraes

Oposição iniciará coleta de assinaturas para pedir o impeachment de Alexandre de Moraes

A decisão veio como resposta às denúncias feitas pela Folha de S. Paulo, que acusam Moraes de utilizar supostamente a estrutura do Tribunal Superior Eleitoral indevidamente

Parlamentares anunciaram nesta quarta-feira (14) que, em 9 de setembro, irão protocolar um pedido de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes. A decisão veio como resposta às denúncias feitas pela Folha de S. Paulo, que acusam Moraes de supostamente utilizar a estrutura do Tribunal Superior Eleitoral de forma indevida para perseguir aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro. O ministro negou as acusações.

As denúncias sugerem que Moraes teria dado ordens informais através de mensagens no WhatsApp, entre agosto de 2022 e maio de 2023, período em que presidiu o TSE, no âmbito do inquérito das fake news. O senador Eduardo Girão, do partido Novo do Ceará, afirmou que a coleta de assinaturas para apoiar o pedido de impeachment ocorrerá até 7 de setembro, com a intenção de protocolar o pedido no dia 9:

(Sen. Eduardo Girão) “Estamos iniciando essa campanha hoje e, no dia 7 de setembro, vamos recolher apoios de parlamentares, juristas e cidadãos em geral para, no dia 9, protocolarmos o pedido na presidência do Senado. Pode ser o maior pedido de impeachment da história do Brasil.”

Durante a sessão plenária do STF nesta quarta-feira, o ministro Alexandre de Moraes afirmou que não se preocupa com as reportagens, explicando que, como presidente do TSE na época, tinha o poder de requisitar relatórios sem a necessidade de produzir um ofício formal. Ele argumentou que seria incoerente, como presidente do TSE, ter que “auto-oficiar” a produção desses relatórios.

O presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, defendeu Moraes, afirmando que não houve nenhuma investigação de natureza policial que exigisse reserva judicial.

Participe da nossa comunidade!
Clique aqui para entrar no grupo do WhatsApp

Deixe um comentário

Back To Top