Câmara de vereadores da Capital aprova PL da vereadora Ellis Regina para criação do dia de combate ao feminicídio

Câmara de vereadores da Capital aprova PL da vereadora Ellis Regina para criação do dia de combate ao feminicídio

O PL propõe que sejam realizadas, na semana do dia 25 de março, promoção de campanhas de conscientização sobre o crime.

Por Assessoria

A Câmara dos Vereadores de Porto Velho, aprovou por maioria absoluta, o Projeto de Lei número 4475/2023 de autoria da vereadora Elis Regina (PODEMOS), que institui no calendário municipal o dia 25 de março, como o dia do Levante Feminista, em memória às vítimas mortas por feminicídio em Porto Velho.

O PL propõe que sejam realizadas, na semana do dia 25, promoção de campanhas de conscientização sobre o problema do feminicídio, divulgação de boas práticas que promovem o respeito à vida das mulheres, orientação àquelas que vivem em situação de violência para que busquem apoio, implementar políticas de apoio a crianças e adolescentes de famílias atingidas pelo crime, monitorar o processo dos responsáveis por cometer o ato criminoso.

Rondônia é o segundo estado do Brasil que mais registra crimes contra mulheres e na capital as estatísticas, na prática, são alarmantes. Diariamente são noticiados crimes contra o sexo feminino, que abarca desde a agressão física, até o assassinato.

O ato foi uma prática social culturalmente naturalizada ao longo dos tempos, onde os homens, principais atores desse delito, se utilizavam da tese de legítima defesa da honra, para justificar a ação. Segundo o texto que justifica a criação da data, o intuito é criar um dia específico a fim de alertar toda a sociedade para a gravidade do problema.

O projeto se encontra agora aguardando a sanção ou veto do Poder Executivo.

Participe da nossa comunidade!
Clique aqui para entrar no grupo do WhatsApp

Deixe um comentário

Back To Top