Demandas são apresentadas em reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural

Demandas são apresentadas em reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural

Modelo de desenvolvimento sustentável foi uma das pautas da reunião.

A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric) acompanhou a reunião de apresentação da nova lei do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR), que aconteceu no final da última semana, em Porto Velho.

Participaram do evento o secretário da pasta, Carlos Magno, os membros do Conselho, convidados e trabalhadores rurais. Na ocasião foram discutidas as demandas rurais, como apresentação da nova lei. O Conselho visa fomentar o desenvolvimento do segmento rural, deliberando e fiscalizando em cooperação com a Prefeitura.

A reunião contou com palestras sobre território (representantes do MDA), e foram abordados temas como “Amazônia sustentável: modelo de desenvolvimento sustentável”, o regimento interno do CMDR, o valor de hora/máquina, dentre outras pautas.

Representantes da administração municipal, senadores e deputados estaduais, federais e de entidades parceiras nas atividades da agricultura do município também estiveram presentes na reunião. A Semagric tem realizado forte trabalho no campo e na cidade, atendendo as demandas solicitadas por moradores e agricultores da região rural do município.
“Foram aprovados o retorno do barco da produção, o retorno da Porto Agro para 2024, entre outras propostas que a Semagric elaborou sobre agricultura e pecuária, como o programa Porteira Adentro e Agricultura Sustentável”, disse Carlos Magno.

FUNÇÃO

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) é um órgão que tem a função de promover a integração da comunidade rural, para o desenvolvimento agropecuário e do setor primário de produção.

Através do Conselho, os objetivos principais são: coordenar programas agrícolas e pecuários; sugerir programas sociais que visem ao desenvolvimento rural integrado; estabelecer instrumentos de orientação e acompanhamento das propriedades; propor critérios e indicar prioridades para a concessão de financiamentos; participar da discussão do orçamento municipal para a Semagric e outras atribuições. Ele é composto de 26 membros efetivos e igual número de suplentes.

Texto: Rando Silva
Foto: Thiago Silva

Participe da nossa comunidade!
Clique aqui para entrar no grupo do WhatsApp

Deixe um comentário

Back To Top