Em carta aberta, médicos pedem segurança nas unidades de saúde em Rondônia

Sindicato dos médicos cobra que Estado garanta a segurança dos profissionais “Trabalhamos com carga excessiva, expostos ao perigo de contrair doenças e ainda somos assaltados e ameaçados!

Em carta aberta, médicos pedem segurança nas unidades de saúde em Rondônia
Foto: Divulgação

O Sindicato Médicos de Rondônia (SIMERO) emitiu uma ‘carta aberta’ à população de Rondônia onde faz duras críticas a falta de segurança nas unidades de saúde do Estado, que segundo o SIMERO, vem sendo alvos de assaltos rotineiros, e os profissionais são ameaçados e em alguns casos chegam a ser agredidos.

No documento, os médicos exigem providências   imediatas   por   parte   do   Governador   do   Estado, Secretário de Saúde e do secretário de segurança, para que façam gestão de segurança junto as Unidades, implantando viaturas e postos de policiamento no local.

No início deste mês, um homem armado invadiu a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na Zona Sul de Porto Velho por volta das 19h30. Testemunhas relataram que o suspeito abordou médicos, enfermeiros e técnicos que estavam de plantão na sala de emergência e levou os celulares das vítimas.

Outras vítimas do assalto chegaram a apresentar pressão alta e foram medicadas ainda na unidade. Uma funcionária foi liberada após passar mal. “Infelizmente, não é a primeira vez que isso [crime] acontece”, lamentou.

CARTA ABERTA À POPULAÇÃO DE RONDÔNIA

O Sindicato Médicos de Rondônia (SIMERO), vem a público externar sua indignação e revolta ao assistir, estarrecido, aos reiterados episódios de assalto e violência contra os servidores e pacientes em atendimento nas unidades de saúde da capital e de alguns municípios do Estado de Rondônia.

O SIMERO vem desde o ano passado alertando, cobrando e oficiando os gestores estaduais e municipais do Estado, quanto a necessidade de segurança em todas as unidades de saúde.

Não podemos deixar isso acontecer impunemente e sem qualquer providência! Todas  as  unidades  de  saúde  bem  como  seus  servidores  permanecem  expostos, indefesos e à mercê da própria sorte, sem qualquer tipo de segurança institucional.

Estamos enfrentando uma PANDEMIA sem precedentes, que não faz distinção de classe social e que atinge toda população.

Contudo, se nem no interior das unidades de saúde os profissionais e cidadãos estão seguros, como poderão realizar suas consultas e tratamento com tranquilidade?

Ressaltamos que TODOS, sem predileção, podem ser acometidos pelo COVID-19, necessitando dirigir-se à uma unidade de saúde em busca de socorro, onde encontrão, além de tudo, insegurança e pânico devido a total ausência do estado no tocante a garantia mínima de segurança pública.

Já perdemos profissionais da saúde para o COVID-19, tendo contabilizados mais  de  mil  profissionais  afastados  por  causa  da  doença,  o  que  tem  dificultado  o trabalho diante do aumento da carga horária individual, mas apesar de tudo lá estamos nós, os médicos, os enfermeiros, os técnicos e os demais profissionais da saúde, para prestar atendimento ao paciente, arriscando suas vidas para salvar a do povo.

BASTA! Não dá mais! Precisamos proteger esses profissionais de todas as maneiras, para que continuem trabalhando e cuidando de vidas. Trabalhamos com carga excessiva, expostos ao perigo de contrair doenças e ainda somos assaltados e ameaçados! Não iremos aceitar mais esses absurdos, seja em unidades públicas ou privadas.

Será que teremos que paralisar os atendimentos para nos proteger?

erá que teremos que fechar as portas das unidades para que os criminosos não mais invadam as instalações públicas de saúde?

NÃO MAIS PODEREMOS ACEITAR O ABANDONO DO ESTADO E MUNICÍPIO AOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE EM PLENO EXERCÍCIO DO SERVIÇO PÚBLICO ESSENCIAL A SOCIEDADE!

Esta carta é um aviso de que não mais aceitaremos assaltos e qualquer tipo de violência nas unidades de saúde. Precisamos de intervenção urgente das autoridades constituídas, nessa pandemia de insegurança.

Exigimos   providências   imediatas   por   parte   do   Governador   do   Estado, Secretário de Saúde e do secretário de segurança, para que façam gestão de segurança junto as Unidades, implantando viaturas e/ou postos de policiamento no local.

Exigimos medidas URGENTES e EFICIENTES!

Porto Velho/RO, 26 de maio de 2020.

PainelPolítico

Participe da nossa comunidade!
Clique aqui para entrar no grupo do WhatsApp

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. O comentário passa por moderação antes de aparecer.

✨ Horóscopo do Dia

Toque ou arraste para ver as previsões de todos os signos.

Hoje, 18/06/2026

Aries
Touro
Gemeos
Cancer
Leao
Virgem
Libra
Escorpiao
Sagitario
Capricornio
Aquario
Peixes

Aries

Sua franqueza é admirável, mas cuidado para não ferir sentimentos alheios. Mantenha o foco em seus objetivos principais e não se desvie por pequenas distrações.

Touro

Sua lealdade será recompensada por um amigo querido. A paciência será sua maior virtude, permitindo que as coisas fluam no tempo certo. A estabilidade será seu guia. Lembre-se que cada passo conta na sua jornada de evolução e autoconhecimento.

Gemeos

Sua versatilidade permite que você se adapte a qualquer situação. Sua capacidade de comunicação abrirá portas inesperadas em novos círculos sociais.

Cancer

Proteja quem você ama, mas não sufoque. Nutra seu mundo interior com pensamentos positivos e momentos de recolhimento necessários. Siga sua intuição profunda. Lembre-se que cada passo conta na sua jornada de evolução e autoconhecimento.

Leao

Sua autoconfiança inspira quem está inseguro. Mantenha a nobreza em suas atitudes e veja como o reconhecimento vem de forma natural. Brilhe com toda sua generosidade. Lembre-se que cada passo conta na sua jornada de evolução e autoconhecimento.

Virgem

O dia favorece a limpeza, física e emocional. Organize suas ideias com clareza e verá como a produtividade aumenta significativamente. A organização trará clareza. Lembre-se que cada passo conta na sua jornada de evolução e autoconhecimento.

Libra

Sua justiça é admirável. Seja o mediador. A diplomacia e o senso de justiça ajudarão a mediar qualquer conflito de forma harmoniosa. O equilíbrio é fundamental hoje. Lembre-se que cada passo conta na sua jornada de evolução e autoconhecimento.

Escorpiao

O dia favorece a investigação e mistérios. Mergulhe fundo em seus desejos e descubra a imensa capacidade de regeneração que possui. Sua força interior é imensa. Lembre-se que cada passo conta na sua jornada de evolução e autoconhecimento.

Sagitario

O dia favorece estudos superiores e filosofia. Sua sede de conhecimento trará descobertas incríveis que ampliarão sua visão de mundo. Sua liberdade não tem preço. Lembre-se que cada passo conta na sua jornada de evolução e autoconhecimento.

Capricornio

O dia favorece o planejamento de longo prazo. A persistência e o trabalho duro são as chaves para construir o sucesso sólido que deseja. Sua ambição levará longe. Lembre-se que cada passo conta na sua jornada de evolução e autoconhecimento.

Aquario

Esteja aberto a mudanças inesperadas. A flexibilidade será sua maior aliada. Mantenha a mente livre de preconceitos e esteja pronto para abraçar as mudanças sociais.

Peixes

O dia favorece a música e a poesia. Conecte-se com sua espiritualidade e encontre as respostas que busca no silêncio da alma. Seus sonhos trazem mensagens. Lembre-se que cada passo conta na sua jornada de evolução e autoconhecimento.
Back To Top