Enchente repentina no Texas deixa 67 mortos e dezenas de crianças desaparecidas

Enchente repentina no Texas deixa 67 mortos e dezenas de crianças desaparecidas

Entre as vítimas estão meninas que participavam do Camp Mystic, um acampamento cristão de verão instalado às margens do rio. Outras 11 crianças seguem desaparecidas.

Chuvas torrenciais provocaram o transbordamento repentino do rio Guadalupe, no Texas, na madrugada desta sexta-feira (4), deixando pelo menos 67 mortos, incluindo 21 crianças.

Entre as vítimas estão meninas que participavam do Camp Mystic, um acampamento cristão de verão instalado às margens do rio. Outras 11 crianças seguem desaparecidas. O local foi tomado pelas águas por volta das 4h, pegando os ocupantes de surpresa.

De acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA, o volume de chuva chegou a 30 centímetros em algumas regiões — cerca de um terço da média anual do condado de Kerr. A força da água foi tamanha que o rio Guadalupe subiu oito metros em apenas 45 minutos.

Equipes de resgate atuam com 14 helicópteros, drones e centenas de profissionais na busca pelos desaparecidos. Até a noite de sábado, mais de 850 pessoas já haviam sido resgatadas.

Centenas de outras crianças que estavam em acampamentos na região permanecem em segurança, mas não puderam ser evacuadas devido a estradas bloqueadas. O Camp Mystic, um dos mais atingidos, está sem energia elétrica, água e internet.

A situação se agravou pela falta de aviso prévio. Segundo autoridades locais, a enchente ocorreu tão rápido que não houve tempo para emitir ordens de evacuação. “Foi uma inundação extrema, totalmente inesperada, que aconteceu em menos de duas horas”, disse Dalton Rice, administrador de Kerrville.

Além do Guadalupe, o rio Llano, no condado vizinho de Mason, também transbordou, colocando em risco moradores da região. O vice-governador do Texas, Dan Patrick, alertou para o risco de novas enchentes nos próximos dias, já que a previsão indica mais chuvas fortes.

A Guarda Costeira e a Agência Federal de Gestão de Emergências foram mobilizadas para ajudar nas operações.

Especialistas apontam que eventos como este estão se tornando mais frequentes devido às mudanças climáticas, que aumentam a ocorrência de chuvas extremas. Desde 1900, o número de dias com precipitação intensa no Texas cresceu 20%, e a tendência é de que o calor extremo também avance na próxima década.

Participe da nossa comunidade!
Clique aqui para entrar no grupo do WhatsApp

Back To Top